Chef e proprietário da Gepetto Pizza e Cucina, dá dicas de como preparar pizza em casa

Nesta terça-feira, 10 de julho, o país inteiro vai comemorar o dia da pizza, uma das comidas mais apreciadas em todo o mundo. E para celebrar a data, nada melhor do que comer pizza, não é mesmo? Aberta ou fechada, doce ou salgada, elas conquistaram a todos pela diversidade de sabores e ingredientes.

Vanderlei Amor, chef de cozinha e proprietário da Gepetto Pizza e Cucina em Curitiba (PR), oferece aos clientes um cardápio recheado com dezenas de sabores a serem apreciados no local e também em casa através do delivery. Segundo ele, que há 13 anos está no comando da pizzaria, um dos segredos para fazer uma pizza saborosa e com visual impecável está no modo preparo.

E para quem quer fazer uma pizza em casa, o chef da Gepetto – que foi eleita quatro vezes como a melhor pizza de Curitiba – preparou uma receita pra lá de especial.

Receita Pizza Margherita alla Raffaele Spósito / Chef: Vanderlei dos Santos Amor

Ingredientes 

Massa

15 g de fermento biológico fresco.

1 colher (sopa) de açúcar.

10 ml de azeite extra virgem.

1 colher (sopa) de sal.

300 ml de água mineral em temperatura ambiente ou “o qto. baste”.

700 g de farinha.

Molho de Tomate

Tomates Rasteiros maduros (de preferência amadurecidos no pé)

Cobertura

Molho de Tomates Frescos.

Mussarela de Búfala fatiada ou ralada

Tomates frescos picados em cubos pequenos.

Sal a gosto.

Folhas de Manjericão Fresco.

Azeite extra virgem.

Modo de Preparo

Massa: Disponha numa vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture sempre com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então basta trabalhar mais uns cinco minutos, para ela ficar lisa no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 200 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

Molho: Retire os pedúnculos e a pele dos tomates, corte-os em metades e retire as sementes. Passe por uma “Passata ou Passe-Vit”, se não tiver este utensílio à mão, utilize um moedor manual de carne e deposite numa vasilha (nunca bata a polpa dos tomates num liquidificador). Se não tiver nenhum dos recursos, amasse os tomates com um garfo grande ou com as próprias mãos.

Recheio: Abra 01 porção de massa com a ajuda de um rolo. Coloque 80 g do molho de tomates sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Deposite as os cubos de tomates frescos, tempere com sal e cubra com as fatias de mussarela de Búfala. Leve ao forno pré-aquecido a 450º C. Acrescente folhas de manjericão frescas e sirva com um último fio de Azeite extra virgem cru.

Curiosidades: Aqui no Brasil a pizza chegou através dos imigrantes, por volta da década de 50 e foi no bairro paulistano do Brás que as primeiras unidades começaram a ser comercializadas no país. A data oficial da pizza, por sua vez, foi instituída a partir de 1985, no dia 10 de julho. O responsável pela data foi o então secretário de turismo de SP, Caio Luís de Carvalho, que decidiu oficializar o momento devido a um concurso estadual que iria eleger as 10 melhores receitas de pizzas mussarela e marguerita. Em São Paulo, por exemplo, existem mais de 6 mil pizzarias que, junta, produzem mais de 43 milhões de unidades por mês.

Sites: www.ceraflame.com.br  e http://pizzaria-curitiba.com.br/gepetto/