Especialista em redes sociais dá dicas de como as empresas devem explorar as ferramentas

A cada dia as redes sociais estão se tornando de fundamental importância para as empresas. Desde os tempos do Orkut, e ainda mais hoje com acesso mais facilitado ao Facebook e Twitter por tecnologias móveis como celulares e tablets, as mídias sociais se transformaram em uma febre mundial.

Muitas empresas, de olho no grande número de pessoas que interagem diariamente por meio das redes sociais, passaram a expor as suas marcas e seus produtos de forma desenfreada, em busca de oportunidades para alavancar seus negócios. Mas será que estão fazendo isto da forma correta?

Para entender a melhor maneira para as empresas explorarem esse universo, o PPOW entrevistou Luciana Maryllac, gerente de marketing digital da Agência RS.

 

Confira:

1. O que é preciso fazer para se destacar nas redes sociais?

Planejar e testar. Não existe uma fórmula exata para obter destaque numa rede social web, lembrando que redes sociais sempre existiram, mas devido às novas tecnologias e variedade de plataformas online, as redes sociais ganharam destaque e facilidade de disseminação, principalmente na internet.

O primeiro passo é lembrar que cada mídia social tem seu conceito e objetivo: Facebook, Twitter, Google+, Tumblr, LinkedIn, Pinterest, Instagram, etc, são plataformas distintas que mantém rede de relacionamentos em diferentes níveis. Depois de tomar conhecimento disso vale analisar em qual dessas mídias é interessante para a marca estar presente, onde está o público-alvo?

Estipulado o público e a mídia, inicia-se o estudo de relacionamento entre público-marca-rede social. É preciso estipular uma meta e os KPIs (indicadores de performance), a partir deles os analistas identificam os pontos chaves de sucesso e alinham estratégias focadas em resultados para que a marca ganhe relevância, ou seja, destaque nas redes sociais.

2. Quais são os principais pontos a serem trabalhados?

Hoje, como muitos profissionais afirmam, o conteúdo é Rei! É preciso criar planejamentos em comunicação digital focados em produção de conteúdo relevantes e apresentados de formas variadas.

Por exemplo, uma Page no Facebook oferece espaço para posts de textos, fotos, vídeos, notas, além da possibilidade de desenvolvimento de aplicativos personalizados. É importante explorar ao máximo cada ferramenta para que a gestão da mídia não se torne monótona ou irrelevante para o usuário.

Então, a dica de principais pontos é: faça um planejamento de conteúdo estratégico focado em pesquisas reais de volume de buscas e sazonalidades e explore todas funcionalidades da mídia social escolhida.

3. Qual o principal erro que as empresas cometem?

Iniciar projetos sem um mínimo de planejamento e sem verba destinada para o branding dessas mídias sociais. O fato que mais ocorre é que a empresa quer saber qual o ROI antes de investir.

Infelizmente o Brasil ainda está em fase de amadurecimento e não há fontes de dados detalhadas que possam dar esse tipo de suporte para um pré-projeto. É preciso direcionar uma verba para adsense, seja no Facebook Advertising ou no Google Adwords ou no Twitter Promoted, não importa qual mídia foi escolhida: é preciso investir na divulgação.

Não há como prever o ROI exato, mas além de know-how dos profissionais envolvidos, é possível avaliá-lo pré-definindo KPIs e estratégias. O mais interessante mesmo é testar por um período e analisar o desempenho. E dessa forma ir crescendo no investimento, conforme for lhe rendendo resultados otimistas.

4. Qual a importância de uma empresa atuar nas redes sociais?

Relevância e estreitamento no relacionamento com público. Nas redes sociais digitais as pessoas desenvolvem uma capacidade de relacionamento muitas vezes maior que por um email ou telefone.

Muitos preferem buscar e receber dicas dentro das mídias sociais pela facilidade e comodidade que esse meio oferece. É por meio dessa troca que a empresa pode identificar pontos fortes e fracos de sua marca. Sendo assim, consegue traçar perfis e definir novas estratégias.


5. Atualmente, quais redes sociais possuem maior relevância?

Aqui no Brasil temos como principais Facebook, Twitter e Orkut. Mas podemos citar também LinkedIn, Google+, Instagram, Foursquare, além do Tumblr e Pinterest que tem ganhado espaço rapidamente nesse mercado. Mas há um universo quase infinito de redes sociais na web para se conectar!

6. Quais ações podem ser realizadas em redes sociais?

Ações promocionais, de branding, lançamentos, eventos, games, concursos culturais, por meio de fotos, aplicativos, vídeos, etc. Além, é claro, da produção de conteúdo relevante que pode ser aplicado de modo criativo a qualquer tipo de ação.

7. Como as redes sociais podem ajudar uma empresa a crescer?

As redes sociais são, praticamente, o investimento em branding, pois são focadas em criar e aumentar a relevância da marca.