No alto da montanha, a Quinta dos Pinhais é realmente o lugar perfeito para quem busca ar puro, paz e muita beleza natural

família

Saindo de São Paulo rumo a Sto Antonio do Pinhal, (que fica bem pertinho de São Paulo a pouco mais de duas horas de viagem) Renato, Ian e eu já tínhamos um roteiro pré estabelecido para os 3 dias que viriam pela frente. Por ser uma região montanhosa, Santo Antônio do Pinhal oferece boas opções de atividades como explorar alguns picos e montanhas, cachoeiras e também ateliers de arte. Dei uma boa pesquisada no que caberia nestes três dias e lá fomos nós!!

Logo na entrada da cidade paramos para almoçar em um restaurante muito acolhedor, de uma família para lá de simpática, o Donna Pinha. Com ambiente rústico e aconchegante, oferece a verdadeira culinária da montanha. Quem comanda o restaurante é a Chef Anouk Rosa, que tem uma verdadeira paixão pela gastronomia. Nossa ideia era almoçar rapidinho e correr para pousada a tempo de ver o pôr do sol. Mas como sair de lá se engatamos um papo tão bom com o Luiz, marido da Anouk? Então relaxamos e passamos um bom período da tarde no restaurante Donna Pinha, saboreando os deliciosos pratos a base de produtos da região da Serra da Mantiqueira, com destaque para a Truta.

anouk

De lá partimos para a Pousada Quinta dos Pinhais a tempo de pegar um restinho do dia e ficamos surpresos logo na chegada. Ali percebi que meu roteiro tinha mesmo ido por água a baixo… eu já sabia que o lugar era especial, mas chegar ali e constatar que era muito mais do que isso foi uma ótima sensação!

Vimos tudo que poderíamos fazer, apreciar, experimentar, vivenciar, conhecer e sinceramente, acho que eu não sairia da pousada por nada se eu e o Renato não fossemos loucos por natureza.

Difícil começar a descrever, mas logo que chegamos fomos muito bem recepcionados e já corremos para ver o pôr do sol e a Pedra do Baú.

Muito bem localizada, a Quinta Dos Pinhais fica encravada na Serra da Mantiqueira, no alto de um morro, atingindo em alguns pontos 1.400 metros acima do nível do mar (a 3,5 km do centrinho de S. Antônio do Pinhal), tendo a frente a Pedra do Baú e as Montanhas do Sul de Minas e a leste o Pico Agudo. Por isso o visual de cada cantinho da Pousada era de tirar o fôlego e não nos cansamos de apreciar e contemplar.

A história da Pousada começou há bastante tempo mas foi em 2001 que abriu suas portas. Em 2004 entrou para o Roteiros de Charme e integra a lista de hotéis de luxo do prestigiado Condé Nast Johansens. Consegue muito bem aliar conforto com boa gastronomia e lazer. Todos os lugares da pousada foram cuidadosamente pensados e decorados. Por ser como um pedaço dos seus proprietários, prezam pelo bom atendimento e estadia impecável!

Depois de um drink de boas vindas apreciando a bela paisagem, fomos ao nosso quarto, a Vivenda Eucalipto, que fica em uma localização especial da pousada.

Para nossa imensa satisfação, o quarto com 200 m2, conta com uma enorme sala de banho com teto e paredes de vidro, piso quentinho, jacuzzi com vista das Montanhas e Pedra do Baú, duas lareiras (interna e externa), dois banheiros, duas duchas, duas pias, sauna úmida, terraço, closet, adega e… uma piscina aquecida com borda infinita debruçada sobre a pedra do Baú. Tudo isso só para nós três? Agora pensem nisso tudo decorado com o maior carinho e capricho, com orquídeas em todos os cantos do quarto… Quer mais? Amenities L’occitane para completar nossa mordomia!

Os vários mimos colocados na Vivenda, a tornam um lugar realmente exclusivo.

O jeito então, era curtir muito o restinho deste dia no nosso quarto incrível e imaginar o dia que teríamos pela frente. Nosso filho Ian estava eufórico e corria pra lá e pra cá do quarto, pedindo para entrar na piscina.

Pala manhã, ainda antes do café da manhã, levávamos Ian para a Fazendinha para ordenhar a Gaúcha, vaquinha que nos esperava junto a outros vários bichinhos. Lá começava a primeira parte do nosso café, tiramos leite num copo, pronto para beber e bem quentinho… dava até para escolher se queríamos com ou sem achocolatado, com ou sem espuma. Uma delícia poder passar por esta experiência! Imaginem a cara de felicidade do baixinho…

De volta para o Empório dos Pinhais (lugar reservado para servir  refeições matinais), apreciamos o generoso café da manhã que A Quinta dos Pinhais oferece. Tem uma variedade de pães doces e salgados maravilhosos! Para completar ainda ofereciam outros tipos de doces, sucos, crepes, omeletes … e tudo feito com o maior capricho e organização! Não faltava nada!

Todos os dias após o café, cavalgamos pela pousada, conhecendo algumas das trilhas e outras partes da pousada que totaliza uma área de 220.000 m2 de muito verde, mata, ar puro e é claro… grandes visuais!

A piscina do nosso quarto tinha uma raia de natação, onde conseguimos dar boas braçadas. Podíamos perder horas a fio ali…

Nos esbaldamos com os dias ensolarados, admirando a Pedra do Baú, as montanhas ao lado, tudo isso em uma água bem quentinha e agradável.

olha a pedra

O almoço e jantar ficava por conta do Bistrô Bernadette, aos cuidados do Chef Flavio, que utiliza produtos da estação cultivados na própria horta da pousada para a criação de pratos diferenciados. Destaque para o delicioso Tutu.

Emoldurado por portas balcão de vidro, nos dias frios conta com uma lareira, deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Durante o dia, é uma delicia pedir um aperitivo e apreciá-lo na extensão do jardim da pousada. Possui um cardápio farto de massas, peixes e carnes, além de uma carta de vinhos excelente!

A equipe é muito bem preparada e de uma simpatia que nos conquistou. Fizeram a gente se sentir em casa e foram muito solícitos em tudo que precisávamos. O gerente Élcio, que está por lá há mais de 15 anos, foi uma ótima companhia e nos proporcionou um gostoso bate papo sobre a história da pousada.

:: Serviços ::

Acomodações

São 11 quartos com ótima privacidade por serem bem distribuídos no enorme terreno. Decorados com cuidado e materiais feitos sob medida, tem muito conforto e sofisticação.  São divididos em três categorias :

Os Chalés: têm 50 m2, vista para as Montanhas do Sul de Minas ou Pedra do Baú, lareira, frigobar, som e terraço.

As Moradas: de 100 a 150 m2, vista para a Pedra do Baú ou Montanhas. Todas com terraço, lareira, hidro e piscina. Uma delas conta com sala de ginástica exclusiva e jardim de inverno. As Vivendas: mistura do rústico com o contemporâneo é a alternativa completa para quem busca exclusividade. São os maiores quartos com mais 200 m2, vista para a  Pedra do Baú e Montanhas, lareira, terraço, hidro, sauna úmida, adega, closet e a Vivenda Eucalipto tem a piscina com raia de natação.

Casa de campo: com 350 mcom o diferencial da churrasqueira, forno e playground. Indicado para famílias maiores.

SPA Mata Atlântica By L’Occitane

Para curtir o resto do dia na Pousada, tem muitas opções… as massagens oferecidas no Spa Mata Atlantica by L’Occitane são apenas uma delas. Localizado numa região privilegiada do terreno e com boa privacidade, conta com mais de 300m2, 3 salas para banhos, diferentes tipos de tratamentos corporais e faciais, sauna seca, dois ofurôs, banheira de pedras, hidro, sala de ginástica e também um deck para repousar. Perfeito espaço para quem busca tranquilidade e restaurar as energias.

Banheira de Pedra - Spa Mata Atlântica by L'Occitane - Pousada Quinta dos Pinhais

Atividades

Cavalgada, horta, pomar, fazendinha, campo de futebol, campo de mini golf, quadra de tênnis, sala de tv, salão de jogos, arco e flecha, lago.

Sustentabilidade

Possuem um olhar para a sustentabilidade com a destinação adequada de resíduos nocivos, reciclagem de materiais e compostagem, além de  projetos para educação ambiental com oficinas de Educação Ambiental junto às crianças da rede escolar do bairro e comunidade para alertar e criar um hábito saudável de proteção ao meio ambiente.

Atividades pela região

Santo Antonio do Pinhal é sossegada e tem aquele clima delicioso de montanha com friozinho da serra. Vivenciamos dias lindos e um frio gostoso para curtir a lareira e apreciar um bom vinho… Nos arredores ficam as fazendas que produzem versões diversas de mel puro, queijo de cabra e orquídeas. Para quem gosta, vale comprar os produtos da região.

Fomos ao Pico Agudo (onde se chega de carro), uma elevação rochosa com 1.703 metros de altitude. Seu cume é um local conhecido para a prática de voo livre. Vale a pena pois tem fácil acesso e uma vista deslumbrante de toda a região, muito famoso para prática do voo livre.

Fomos também à vizinha São Bento do Sapucaí e conhecemos o pessoal da Baú Ecoturismo que nos levou para fazer tirolesa e trekking com o Ian…

tirolesa

… e até a Cachoeira dos Amores.

De lá seguimos para a a tão esperada Pedra do Baú. Com seus 1.850 mts de altitude, é um local muito procurado por aventureiros para saltos de paraglider, asa delta, escaladas, além de caminhadas e mountain bike.

baú

O complexo rochoso é formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata e são os principais lugares para a prática de escalada. Nós subimos apenas a pedra do Bauzinho que é super acessível com uma trilha de apenas 10 minutos. Ficamos com muita vontade de subir o Baú, mas estávamos com Ian e não achamos prudente subir com ele na mochila nas costas do Renato. A vista de lá é mesmo deslumbrante. Pegamos um final de tarde lindo e ficamos contemplando até o anoitecer.

família

Em Santo Antonio do Pinhal, vale a pena conhecer o Atelier do Eduardo Miguel, uma pessoa interessante, com um olhar criativo. Sua arte é feita com o reaproveitamento de materiais, principalmente a madeira. Arte que dispensa o uso de parafusos ou pregos, fazendo o uso apenas de encaixes e cavilhas. É um grande artista reconhecido e premiado em muitos países se destacando em prêmios de designer internacional e publicações nacionais. Renato e eu fomos por duas vezes, para bater um ótimo papo com o Eduardo e é claro, para levar para casa algumas lembranças do Atelier.

:: Contato ::

Quinta do Pinhais – www.quitadospinhais.com.br

e-mail: quintadospinhais@quintadospinhais.com.br

:: Tarifas ::

A partir de R$1.380,00

Crianças até 3 anos cortesia, de 4 a 10 anos 30% da diária, acima de 11 anos, 50% da diária