Imagine um lugarzinho no meio do nada, Tatajuba é assim, uma pequena vila no meio de um mar de dunas e um braço de mar perfeito para prática do kitesurf

Apenas 25km de Jericoacoara, no municipio de Camocin, litoral oeste do Ceará, esta remota vila é uma ótima opção para os aficionados de kitesurf que procuram um lugar tranquilo, rústico e pouco explorado para praticar o esporte.

A pequena aldeia de pescadores foi encoberta pela areia das imponentes dunas ao longo de anos. Em busca de lugares mais seguros a comunidade reconstruiu a aldeia configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.

Duas vezes por dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. Proporcionando a prática de kitesurf em água flat e rasa, com perfeita condição para freestyle, freeride e iniciantes.

Tatajuba faz parte da APA-Área de Proteção Ambiental / PARNA-Parque Nacional de Jeriocoacora.

Clique nas imagens abaixo para ampliar as as fotos.

Tatajuba-por-do-sol

Qual a melhor época para uma Kitetrip?

A melhor época para velejar em Tatajuba é de Junho até Janeiro, porém a alta temporada de vento vai de Agosto à Novembro.

Os ventos por lá sopram muito forte, entre  25 – 35 knos, portanto esqueça seu kite grande em casa. Na alta temporada o vento é 100% garantido.

Kite-por-do-sol

Onde praticar?

O velejo acontece na praia da Nova Tatajuba em frente ao kitecenter da pousada Portal do Vento. Neste point os velejadores podem se divertir na lagoa de água flat formada na maré cheia ou se aventurar no mar aberto e chop do litoral do ceará.

Para os amantes dos donwinds, o trecho de Jeri até Tatajuba velejando vale muito a pena, além do visual aluciante do percurso os praticantes encontram uma boa formação de ondas e a barra do rio Guriú.

Secret Spot – imperdível, este pico é guardado em segredo pelos locais. Uma lagoa com até 1,5km de largura, em meio a dunas, completamente deserta e intocada, este paraíso se encontra há apenas 20 minutos de buggy da Nova Tatajuba. Para chegar lá procure o pessoal da Pousada Portal do Vento.

 

Onde se Hospedar?

A única opção de hospedagem no local é a Pousada Portal do Vento, charmosa e rústica, a pousada possui ótima localização e um kite center.

O ambiente mais intimista atraí um público seleto de velejadores, na grande maioria alemães e holandeses que buscam sol, sombra e muito vento. A pousada oferece diversos tipos de acomodações, com destaque especial para as palafitas com vista para o mar.

Tranquilidade, rusticidade, clima intimista e muito vento para pratica do kitesurf.

Clique aqui para conhecer melhor essa pousada de clima intimista e localizada no pico do velejo

Pousada-Portal-do-Vento-praia

Onde Comer?

No melhor estilo rustico a barraca Zona do Vento, localizada na praia em frente ao pico do kite, é uma ótima opção para refeições e drinks. Uma vez por mês é realizado um luau, com música e fogueira. Destaque para o polvo e a lagosta grelhados na brasa.

A Pousada Portal do Vento, oferece no almoço um cardápio de lanches. A noite o chef e proprietariado do local assume a cozinha e oferece uma opção de prato muito bem elaborada. Destaques para sobremesa.

Tatajuba-barcos

Como Chegar?

De Fortaleza: 290 km pela rodovia CE-085, em Parazinho existe uma entrada com placa de madeira escrito “Lagoa da Torta” entre a direita e siga em estrada de terra por 21km, no final da estrada de terra começam as dunas, portanto, é altamente recomendado o uso de veículos 4×4.  Para quem gosta de aventura, dá para arriscar com os veículos tração 4×2, mas não esqueça de baixar bem os pneus e procure um guia para orientar as melhores trilhas.

De Jericoacoara: 25km pela areia, dunas, rios e balsa. A única maneira é de 4×4 com guia ou buggy.

Clique na imagem abaixo para ver outras matérias de Kitesurf

kite-velejo

Imagens: Viviane Amaro

#KiteTrip #PpowTravel