Coca-Cola Brasil lança primeira garrafa feita de PET reciclado pós-consumo

A Coca-Cola Brasil lança no mercado nacional a Bottle-to-Bottle, uma embalagem PET produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas. As embalagens Bottle-to-Bottle serão utilizadas inicialmente para Coca-Cola de 2,5 litros, utilizando na sua composição 20% de resina reciclada, tendo a autorização da Anvisa de utilizar até 50% de material reciclado.

Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil; Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores; Mário Antônio Veronezi, diretor da Spaipa; Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu; e Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa.

O processo de fabricação da Bottle-to-Bottle representa utilização de menos água e energia que outros sistemas de produção de PET reciclado para uso alimentício, como a despolimerização do PET (processo em que o polímero é decomposto em seus componentes originais) ou as embalagens com múltiplas camadas, onde o PET PCR é aprisionado entre 2 camadas de PET virgem.

“Graças ao projeto Bottle-to-Bottle, até o fim de 2011 serão economizadas cinco mil toneladas de PET virgem, o que é ótimo para o meio ambiente. Prevemos que, até 2014, todas as embalagens PET do nosso portfolio serão fabricadas com a nova tecnologia, fazendo com que esta economia chegue a 60 mil toneladas/ano”, afirma Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da Coca-Cola Brasil.

Para Roberto Laureano, representante do Movimento Nacional dos Catadores, “a nova tecnologia contribui muito para organização dos catadores no Brasil, gerando trabalho, renda e inclusão social. Parabenizo a empresa por esta iniciativa”.

“A Coca-Cola dá um passo na direção certa. Este é o caminho certo a ser trilhado e contribui enormemente para evolução das embalagens rumo à sustentabilidade”, reforçou Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.