Monoposto urbano com alta tecnologia foi criado para transporte individual

A Volkswagen irá apresentar no Salão de Frankfurt o protótipo NILS, um veículo elétrico, destinado a apenas uma pessoa. O modelo possui avançada estrutura em alumínio, portas em forma de ‘asas de gaivota’ e rodas salientes – tem alta performance dinâmica, deslocando-se silenciosamente e sem emissões. O projeto é apoiado pelo Ministério Federal do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha.

“O objetivo do projeto NILS é desenvolver um veículo-conceito economicamente exequível para a micromobilidade, que reestrutura o transporte individual para torná-lo mais eficiente e ambientalmente compatível, baseado na propulsão elétrica.” afirma o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Gerenciamento e Chefe de Desenvolvimento da Marca Volkswagen.

Suas dimensões ficam em 3,04 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e somente 1,20 metro de altura. Pela grande utilização de alumínio, usado no chassi, portas, paralamas entre outras, o NILS pesa apenas 460 kg.

Mais importante que as dimensões é o layout da carroceria. O NILS segue o mesmo princípio construtivo de um carro da Fórmula 1: o piloto no meio, o motor na traseira, as rodas salientes. As rodas de liga leve com 17 polegadas são equipadas com pneus 115/80 na frente e 125/80 na traseira, otimizados para reduzir a resistência ao rolamento.

O design do NILS foi concebido no Centro de Design da Volkswagen, em Potsdam. O carro atinge a velocidade máxima de 130 km/h e pode acelerar até 100 km/h em menos de 11 segundos. Isto se deve a um motor elétrico relativamente pequeno, com 15 kW (20,4 cavalos) de potência nominal e um pico momentâneo de 25 kW (34 cv). Uma bateria de íon-lítio, com 5,3 kWh, possibilita uma autonomia de até 65 quilômetros, dependendo da maneira de dirigir.