Primeiro carro de fabricação brasileira terá encontro de colecionadores

Em 5 de setembro de 1956, era lançado em São Paulo o primeiro carro fabricado em série no Brasil, o Romi-Isetta, produzido pela Indústrias Romi S.A., empresa brasileira que é hoje líder no setor de máquinas-ferramenta e máquinas para processamento de plásticos, além de importante produtora de fundidos.

Para marcar o acontecimento histórico, a Fundação Romi está organizando o 3º Encontro Nacional de Romi-Isettas, que se realizará no dia 3 de setembro de 2011, a partir das 9h, em Santa Bárbara d’Oeste, e que contará com a presença de colecionadores e exemplares do Romi-Isetta.

O 1º Encontro foi realizado em 2006, no aniversário de 50 anos do carro, com 36 automóveis participantes. No ano passado, em razão das comemorações de 80 anos das Indústrias Romi, foi realizado o 2º Encontro, com 27 Isettas. Para este 3º Encontro, a expectativa é trazer 55 carros, fazendo uma alusão aos 55 anos do lançamento no Brasil.

Segundo a organização do encontro, os colecionadores, vindos de diversos lugares do Brasil, comparecerão ao evento a partir das 9h. O ponto de encontro será o Centro de Documentação Histórica (CEDOC) da Fundação Romi, que conta com dois Romi-Isettas em exposição permanente. Neste local, os convidados serão recepcionados pelos organizadores e visitarão o espaço expositivo que aborda, também, a história de Santa Bárbara d’Oeste. Em seguida, uma carreata com os Romi-Isettas participantes seguirá pelas ruas centrais da cidade.

Do CEDOC, os carros seguirão até a Estação Cultural, antiga estação ferroviária do município, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Na Estação Cultural, os carros permanecerão em exposição, para que o público possa apreciar o primeiro carro fabricado em série no Brasil.

Ainda na Estação, serão entregues troféus de participação aos colecionadores. O evento também contará com a presença confirmada de alguns ex-funcionários das Indústrias Romi S.A. que participaram da produção do automóvel, como o Sr. Mário Pacheco Fernandes, de 80 anos, que trabalhou no lançamento e no marketing do Romi-Isetta.