O Mozarteum Brasileiro preparou uma temporada musical para 2014 para ninguém botar defeito. Terá sete concertos na Sala São Paulo, de maio a novembro, que reúnem nomes importantes da cena musical internacional, como o maestro russo Vladimir Ashkenazy, que volta ao Brasil, desta vez regendo a Phillarmonia Orchestra, com 110 integrantes, que tem sede no Royal Festival Hall de Londres. Nesse concerto, que será em setembro, o solista será o nosso pianista maior, Nelson Freire, que este ano completa 70 anos de idade e 65 de carreira. Isso mesmo, já que seu primeiro concerto foi aos 5 anos. Outras atrações de nota são a soprano francesa Natalie Dessay, que chega acompanhada do barítono francês Laurent Naouri. O violinista sul-africano Daniel Hope, o violista russo Yuri Bashmet, a Sinfonica de Pequim, a Sinfonica Bruno Walter, a Camerata Oslo e os Solistas de Moscou completam a seleção. As assinaturas já estão à venda. Mais informações em mozarteum.org.br.
O Mozarteum também, como tem feito nos últimos anos, abre inscrições para bolsas de estudos de música na Academia de Verão do Colégio Pommersfelden, na Alemanha, vinculada ao festival de mesmo nome. O colégio é um dos mais antigos da Europa. A academia de verão começou há mais de 50 anos, recebendo sempre, como professores, grandes instrumentistas e maestros da Europa. A oportunidade está aberta a estudantes de qualquer instrumento, de 18 a 28 anos. Os selecionados de todo o mundo terão aulas particulares e em grupo, ensaiarão e apresentarão concertos de música sinfônica e de câmara. Para saber como se inscrever, entrar no site mozarteum.org.br. Graças a esta iniciativa, já há jovens brasileiros tocando em grandes orquestras europeias.
O Teatro Municipal de São Paulo também está vendendo assinaturas para sua temporada 2014. A temporada lírica abre este ano em março com uma montagem de Il Trovatore, de Verdi; em abril, outra obra de Verdi, o Falstaff; Carmen de Bizet é o cartaz de maio e junho; a Salomé, de Richard Strauss, vem em setembro; I Pagliacci de Leoncavallo e Cavalleria Rusticana, de Mascagni são apresentadas juntas em outubro; a Tosca, de Puccini, encerra o ano, com récitas em novembro e dezembro. Preparem-se. Informações em theatromunicipal.sp.org.br. Teatro com h.