Tradição espanhola, polêmica e muito combatida, a tourada inspirou artistas famosos, que no século passado usaram a disputa entre toureiro e touro para simbolizar a luta contra o poder opressor. Na mostra “Tauromaquia”, em cartaz no museu da Faap, no Pacaembu, estão reunidas 300 obras, entre desenhos originais e gravuras de Goya, Picasso e Salvador Dalí. Os três foram fascinados pelo tema. Muitas das obras apresentadas raramente foram vistas antes. Dentre elas, o estudo de Picasso para Guernica, nas mesmas dimensões do painel original. Até 22 de junho.
O alemão Frank Thiel é um fotógrafo consagrado e muito bem cotado no mercado internacional. Ele acaba de abrir a mostra “Nowhere is a Place”, na Galeria Leme, no Butantã. A exposição reúne fotos feitas em 2011 e 2012 das enormes formações glaciais do Perito Moreno, na Patagônia Argentina. Thiel captou as infinitas variações de azul, cinza e branco e as tortuosas texturas das paredes de gelo da terceira maior geleira do mundo. As imagens fazem pensar, já que aquela imensidão congelada, que parece eterna, está ameaçada de extinção.
E a Biblioteca do Memorial da América Latina abriu hoje uma exposição de Cartuns de várias partes do mundo, em homenagem ao escritor colombiano, premio Nobel, Gabriel Garcia Marques. Reúne trabalhos de cartunistas colombianos, mexicanos, argentinos, uruguaios, espanhóis, americanos, japoneses, e brasileiros, claro. A mostra inclui ainda os livros que ele publicou no Brasil, e a exibição do filme de Walter Salles Jr, que reproduz uma entrevista de Gabo a Roberto D’Ávila, nos anos 80. Enfim, uma imersão no universo do autor-símbolo do realismo mágico latino americano. Boa noite.