O Oráculo das Sete Línguas

Italiana, nascida em Milão, em 16 de maio de 1718 foi uma linguista, filósofa e matemática. Aos nove anos de idade, publicou um discurso em latim que defendia um ensino de alta qualidade para as mulheres.

Aos 13 anos, além do italiano e do latim, sabia cinco outras línguas: grego, hebreu, francês, espanhol e alemão e, por isso, a chamavam de: O Oráculo das Sete Línguas. Quando tinha 15 anos, o pai a introduziu num círculo de intelectuais, onde todos se admiravam com a sua genialidade na área da Matemática, da Física e da Filosofia. Certo dia, Maria confessou ao pai seu desejo de tornar-se freira, mas ele, desejoso da companhia da filha, implorou-lhe que mudasse de idéia. Maria aceitou apenas sob três condições: ir à Igreja sempre que quisesse, vestir-se de maneira simples e humilde e não precisar freqüentar festas, teatros e outras diversões que considerava profanas.

Maria Agnesi escreveu o primeiro livro que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e do integral. Escreveu em latim a obra “Propositiones philosophicae” (Proposições Filosóficas), publicada em 1738; mas o que a notabilizou foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica na obra “Instituzioni Analitiche” (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.

Tamanho foi o sucesso dessa obra que a Academia de Ciências de Paris publicou um relatório onde dizia: “…Muita habilidade, como a autora demonstrou ter, foi necessária para reduzir e quase uniformizar os métodos que estas descobertas geraram ao longo dos trabalhos de matemáticos modernos, freqüentemente muito diferentes entre si. Ordem, clareza e precisão reinam em todas as partes deste trabalho… Nós o consideramos como o mais completo e melhor tratado já feito.”

É dela a autoria da chamada “curva de Agnesi“, a qual o Google produziu um gif animado em sua página inicial, celebrando os que seriam os 296 anos do ano de seu nascimento.

A contribuição matemática mais importante de Agnesi foi a primeira tradução francesa dos Principia de Newton, publicada postumamente em 1756, com um prefácio de Voltaire e sob a direção de Clairaut. Maria Agnesi é reconhecida como a primeira mulher matemática a ter produzido textos de alta qualidade científica.

Fonte: wikipedia

#powerwoman #filosofia#mariaagnesi #matematica