Iate futurista conquista Millenium Yacht Design Award 2011

Se o Tofi fosse anunciado como uma nave espacial com capacidade de pousar suavemente sobre a água de algum planeta distante não causaria tanto impacto como ser o vencedor de um concurso internacional de projetos de iates, como aconteceu na edição 2011 do Millenium Yacht Design Award, categoria Dreamboat.

Na concepção arrojada do designer sul-coreano Hyun-Seok Kim – também engenheiro e com experiência em design de transportes – o iate Tofi assume ares futuristas, mas traz na essência o conforto que se espera de um barco inspirado pela beleza natural, que permite todo tipo de divertimento sobre o mar.

O conceito é o de um iate para descanso, com um living-estúdio, duas suites  e um terraço multiuso (de pista de dança a praia flutuante), além de um teto onde ficam playground com trampolim e churrasqueira embutida. Em outro espaço envidraçado há no piso um orifício que permite a atividade da pesca sob qualquer condição climática.

A estética diferenciada do Tofi – que inclui um mobiliário, diríamos, de “tendência intergalática” para expressar o estilo – bem marcada por transparências e formas fluídas e arredondadas em interconexão, faz com que um iate nos pareça mais um estimulante centro de lazer e convívio sobre o mar do que “apenas” um luxuoso e veloz meio de transporte.

O M.Y.D.A. – Millenium Yacht Design Award teve os vencedores revelados durante a feira náutica Seatec, em Carrara, Itália, em fevereiro de 2011. A categoria Dreamboat permite completa liberdade de expressão aos competidores, desde que os projetos sejam “sonhos possíveis segundo uma ousada visão de futuro”.