A saudação ao sol como fonte de luz e conhecimento

OM SURYAYA NAMAHA = Eu saúdo o Sol como fonte de luz e conhecimento.
Surya = sol, Namaskar = saudação.
Trata-se de uma sequência realizada no início de uma prática de aula de Yoga que consiste de 12 movimentos seguidos e marcados por respiração (inspiração e expiração), os quais representam os doze signos do zodíaco (12 posições do relógio).

Na Índia, é realizada como reverência ao Sol, astro que traz a força e a energia através dos movimentos seguidos. Cada uma das posturas possui um significado específico, relacionado aos chakras. Durante a execução pode-se também acrescentar um mantra a cada posição. Os movimentos podem ser lentos ou mais dinâmicos.

Ao iniciar a Surya Namaskar, o praticante deve mentalizar o Sol como fonte de vida, que traz para dentro de nós sua força e energia. A reverência ao Sol sintoniza nosso ser divino interno, despertando a luz que representa o conhecimento.

De acordo com o simbolismo desta série de posturas, ao nascer e ao por do Sol, as forças da escuridão e da luz se acalmam e se harmonizam. “Ida” e “Pingala”, os canais de energia que correm ao longo da coluna vertebral, emergem e produzem a força do “Sushumna”, o canal principal, que corre dentro da medula. A sequência do Surya aumenta o fluxo de energia sutil no corpo e desimpede as “nadis” (canais energéticos).

A respiração começa com o primeiro movimento inspirando, seguindo na expiração e inspiração sucessivamente, terminando com uma expiração no ultimo movimento. A sequência é feita dos dois lados do corpo totalizando 24 movimentos. Logo após deita-se em Savasana para descansar. Pode ser realizada todos os dias pela manhã.
 
Sequência das posturas
1- Tadasana, mãos em prece na frente do peito
2- Hasta Utthanasana, postura dos braços elevados
3- Padahastasana, postura de flexão à frente
4- Ashwa Sanchalasana, postura de partida
5- Ado Muka Svanasana, extensão do corpo para trás (ponte)
6- Bujanghasana, serpente
7- Ado Muka Svanasana
8- Ashwa Sanchalasana, postura de partida
9- Padahastasana, postura de flexão à frente
10- Hasta Utthanasana, postura dos braços elevados
11- Tadasana, mãos em prece
12- Reinício
 

Existem muitas variações no Surya Namaskar. Esta, bem simples, é aplicada na Hatha Yoga. No Asthanga Yoga, um pouco diferenciada, inclui respiração e contrações (Bhandas). Praticada diariamente, a sequência traz energia e disposição para a saúde em geral. Vale lembrar que nossa postura interior também exerce influência sobre a força e a qualidade agregadas ao resultado da Saudação ao Sol.

Namaste

Importante: Esta matéria é meramente informativa. Não inicie nenhuma atividade física sem o conhecimento de seu médico. A prática de qualquer exercício deve ser realizada sob a orientação de um professor ou instrutor qualificado para evitar prejuízo à sua saúde.

Foto: Alessandra Przirembel Angeli