Exposição no Palácio dos Bandeirantes retrata drama vivido no país nipônico com 51 imagens

Em parceria com o Consulado do Japão em São Paulo, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, apresenta a exposição “Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”, com 51 fotografias pertencentes ao Consulado.

Membros das forças de Autodefesa encaminhando as pessoas a lugares seguros (Divulgação)

A exposição é uma homenagem ao povo nipônico e, em especial, aos residentes no Estado de São Paulo, que abriga uma das maiores colônias de imigrantes japoneses do mundo.

Barco carregado pelo tsunami até o centro da cidade (Divulgação)

A mostra, que acontece de 2 a 18 de março no Palácio dos Bandeirantes, traz imagens da tragédia vivida pelos japoneses e as consequentes transformações das áreas atingidas pelos tremores de terra e tsunami que castigaram o país em 2011. As imagens revelam a tristeza diante do caos, da angústia e da perda, além de destacar a rápida reconstrução das regiões atingidas pelos desastres naturais.

Dente-de-leão se erguendo da lama (Divulgação)

Tsunami no Japão

No dia 11 de março de 2011, um violento terremoto seguido por tsunami atingiu a costa nordeste do território japonês. Quinze mil pessoas morreram e mais de oito mil ainda estão desaparecidas.

Crianças orientadas por voluntário jogam futebol (Divulgação)

Para a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, “a mostra tem o objetivo de registrar a reconstrução e as transformações dos locais atingidos e homenagear o povo japonês por seu empenho e compromisso em modificar com rapidez e dignidade as consequências dessa trágica história, preservando uma cultura valiosa”.

Pipas de Tsugaru – estilo tradicional de pipas decorado com figuras de samurai (Divulgação)

: :Serviço: :

“Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP
Data: de 2 a 18 de março de 2012
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h – grupos de até 10 pessoas. Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada: gratuita. Possui acesso a pessoas com deficiências.
Informações: (11) 2193-8282
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br

#fotografia