O Museu da Lua é uma instalação de arte intinerante do artista multidisciplinar Luke Jerram.

Ele já foi apresentado em locais internos e externos em seis cidades do Reino Unido, França, Bélgica e Holanda.

A principal característica física da instalação é uma enorme escultura de lua esférica com iluminação interna, com sete metros de diâmetro.

A superfície do balão da lua apresenta imagens detalhadas da superfície lunar capturada pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera da Nasa, lançada em 2009 a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter, uma espaçonave robótica que orbita a lua.

Em uma escala aproximada de 1: 500.000, cada centímetro do balão representa cinco quilômetros da superfície da lua.

O Museu da Lua, de Jerram, exibe explorações e explorações lunares passadas e em andamento. A instalação tem sua própria música de som surround criada pelo premiado compositor Dan Jones.

Mas a parte mais interessante da instalação é como ela convida todos os locais a adicionar seus próprios toques à experiência do Museu, e como esses acréscimos se tornam uma parte permanente da instalação itinerante.

Enquanto a instalação viaja, ela destacará a ciência lunar mais recente, mas também reunirá novas composições musicais, respostas pessoais, histórias e mitologias de cada parada.

Essa flexibilidade decorre da importância da Lua, de muitas maneiras diferentes, em todas as culturas desde o início da história humana.

A lua é conhecida ou acredita-se ser um medidor de tempo e luz na vida de todos os seres vivos. É uma inspiração para a ciência, pensamento, idéias e arte, bem como uma fonte rica e objeto de crenças, suspeitas, mitos e rituais.

Each venue and location also presents its own series lunar-inspired events, performances, lectures and art during the Museum of the Moon stop.

Nos últimos 20 anos, Luke Jerram, de 43 anos, apresentou esculturas, instalações e projetos de artes ao vivo em todo o mundo, de toda a Europa à Austrália, Estados Unidos, Canadá, China, Japão, México e Brasil. Tuija Seipell.