Exposição na Avenida Paulista mostra obras de verdadeiros mestres da cerâmica

A exposição “Arte que nasce da terra”, que será realizada entre os dias 16 a 29 de setembro, no Conjunto Nacional,na Avenida Paulista, busca promover o belíssimo trabalho dos talentosos mestres ceramistas de Cunha, interior de São Paulo. No acervo estarão peças decorativas, objetos utilitários, esculturas e obras exclusivas que refletem as técnicas e estilos dos artistas da cidade, onde a arte milenar da cerâmica encontrou o astral ideal para se desenvolver quatro décadas atrás.

Outro destaque da mostra será a presença de mestres ceramistas famosos, como Alberto Cidraes, José Carlos de Carvalho, Amália Fernández Gómez, Augusto Campos, Clélia Jardineiro, Cristiano Quirino, Felipe Zúñiga, Flávia Santoro, representantes de ateliês que são uma verdadeira fonte de obras de arte, como do Antigo Matadouro, Oficina de Cerâmica, Ateliê Clédia Jardineiro, Cristiano e Sandra Quirino, Adamas, entre outros.

A cerâmica cunhense existe desde que a região era ocupada pelos índios e a qualidade das obras produzidas se deveà qualidade da argila da região, o clima ameno favorável à atividade e a bela paisagem do local, propícia para a inspiração criativa. Os objetos são esculpidos e depois esmaltados à base de uma mistura de casca de arroz, cinza de eucalipto, pedra-ferro e minerais decantados. O processo de finalização acontece em fornos de alta temperatura chamados Noborigama, que são uma tradição japonesa introduzida no Brasil em 1975. É neles que as peças são queimadas e adquirem contrastes e beleza única. A abertura dos fornos é um ritual famoso e costuma lotar osateliês locais de pessoas que se encantam com os detalhes de cada peça.

A Pousada Barra do Bié, localizada na cidade, é uma das patrocinadoras da exposição e tem profunda relação com a arte da cerâmica, tanto que promove frequentemente festas de queima de Raku. É também ótima opção de hospedagem para quem deseja conhecer esta tradição cunhense com conforto, dispondo de seis chalés delicadamente decorados e que contam com os melhores serviços: cama king size, roupas de cama com lençóis térmicos para os dias frios, dois tipos de travesseiros, lareira, poltronas para leitura, frigobar, TV LCD 32″ para CD e DVD, aquecimento a gás no banheiro, roupões de banho e secador de cabelos, além de ammenities da L’Occitane.

Para mais informações sobre a exposição “Arte que vem da terra” acesse www.cunha.sp.gov.br. Mais informações sobre a Pousada Barra do Bié podem ser encontradas no telefone (12) 3111.1477 ou no sitewww.pousadabarradobie.com.br