O festival apresenta a instalação fotográfica inédita – It’s Rock – além de premiar os melhores vídeos nacionais e internacionais

David Bowie, Iggy Pop, Lou Reed

Nesta segunda edição, Mick Rock e Nabil Elderkin são os artistas internacionais convidados. Mick Rock comparece para apresentar a instalação fotográfica  – It’s Rock, com fotografias conhecidas mundialmente de retratos do mundo do rock nas décadas de 70 e 80. Mick também falará de sua experiência com músicos como Lou Reed, Blondie, Ramones, Iggy Pop, entre tantos outros, inclusive David Bowie. Como foi diretor dos clipes “John, I’m only dancing”, “The Jean Genie”, “Space Oddity” e “Life on Mars?” de David Bowie, Rock também integrará o júri do m-v-f- Awards, que premia os melhores diretores de clipes, categorias nacional e internacional. A abertura da instalação é dia 28 de março as 12h com entrada gratuita, mediante a retirada de senha. Ela será montada no espaço térreo do anfiteatro do museu e trará um recorte especial focado especialmente no trabalho realizado pelo fotógrafo na década de 80.

Nabil Elderkin, diretor americano convidado do festival, participará de painel especial onde mostrará seu trabalho mais recente na área de videoclipe, como os super inovadores de Kanye West, Bon Iver, Frank Ocean, Anthony and the Johnsons. Além de videoclipes, Nabil também atua como fotógrafo, já havendo clicado uma gama de personalidades, de Nelson Mandela à Daft Punk.

O festival também recebe personalidades nacionais que farão parte de painéis de discussão, dentre eles, Fred Ouro Preto, diretor do clipe do MC Guimê, Gandja Monteiro, diretora de videoclipes de Marcelo D2, Ricardo Spencer, que dirigiu dois clipes da banda Vanguart, “Meu Sol” que será exibido no m-v-f- deste ano e “Eres Mi Vida” que esteve na competição do m-v-f- do ano passado, também participa de mesa de debate e a cantora Marina Lima participa júri do m-f-v- Awards.

 O music video festival (m-v-f-), idealizado pela Cinnamom Comunicação, reforça, mais uma vez, a faceta artística do videoclipe no mercado audiovisual, reconhecendo e incentivando profissionais que, através dele, contribuíram e contribuem para a estética da música, do cinema, e de tantas outras manifestações artísticas. A programação aberta ao público começa no dia 28 de março e vai até 20 de abril, no Museu da Imagem e do Som, em paralelo a exposição David Bowie Is.

Já foram definidos os 10 finalistas nas categorias Melhor Videoclipe Nacional e Melhor Videoclipe Internacional – votos do júri e do público e você também pode dar seu voto até o dia 27/03 na página do Facebook do festival e no site.

Aqui está a relação de todos os finalistas de Melhor Videoclip Nacional:

-“Moon” (Thiago Pethit). Direção: Heitor Dhalia
– “Imergir” (Silva). Direção: Júlio Seccin
– “Baião” (INKY). Direção: Marco Lafer e Gustavo Moraes
– “The City is Waiting” (ALDO). Direção: Brenno Castro
– “You and Me and My Bright Blue Sky” (Fernanda Takai). Direção: Cesar Augusto de Souza Nery e Andre Hayato Saito
– “Lovely Days” (Grandphone Vancouver). Direção: Daniel Littau
– “Crisântemo” (Emicida). Direção: Fred Ouro Preto
– “Preparando o Salto” (Siba). Direção: Renan Costa Lima
– “Love?” (Desampa). Direção: Nathan Wang

Assisti aos videos nacionais e a escolha está muito difícil. Com exceção de um ou dois, na minha opinião, todos estão super bem produzidos. A fotografia, os detalhes nas filmagens, a iluminação e edição são de alto nível. Parabéns a todos os diretores e produtores. Para mim a simplicidade, a ausência de extravagâncias e excessos vale muito. Os que mais gostei foram: “Fernanda Takai – You and Me and My Bright Blue Sky”, “Silvia – Imergir ” e “Desampa – Love?”. Mas temos que que escolher apenas um para votar e meu voto foi para Silva – Imergir do diretor Julio Secchin. Confiram abaixo minha seleção e para assistir a todos e fazer seu voto (até dia 27/03) clique aqui!

E aqui está a relação de todos os finalistas de Melhor Videoclip Internacional:

– “Pursuit” (Gessaffelstein). Direção: Fleur and Manu
– “Back to Me” (Joey Compass). Direção: Ian & Cooper
– “Green Gardens” (Laura Mvula). Direção: Wendy Morgan
– “Katashi” (Shugo Tokumaru). Direção: Kijek / Adamski
– “Basic Instinct” (The Acid). Direção: RY X & Dugan O’Neal
– “Fade Away” (Vitalic). Direção: Romain Chassaing
– “The Show” (Mike Mago). Direção: Clemens Habicht
– “Hope” (Kid Wise). Direção: Truman & Cooper
– “Young” (The Paper Kities). Direção: Darcy Prendergast
– “Love It” (Postino). Direção: Will Kindrick

Os videoclips Internacionais também estão bons, mas ainda acho que o nacionais, em termos de produção e criatividade estão melhores. Têm uns muito sem pé nem cabeça…Gostei de dois em particular, da artista Laura Mvula – Green Garden e do video Katachi de Shugo Tokumaru. Meu voto foi para Laura, confira o vídeo abaixo:

Para assistir todos os Videoclips Internacionais e dar seu voto clique aqui!
Vida longa ao videoclipe!

:: Serviço ::

Music Video Festival ( m-v-f- ) 2014 – Programação

It’s Rock! – instalação expositiva Mick Rock @ MIS
27/03/2014, 19h00 – 22h00 – abertura para convidados
28/03/2014 – 20/04/2014, terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 11h às 21h; domingos e feriados, das 11 às 20h.

Festival (painéis, mostras de clipe, DJ sets e awards) @ MIS
29 e 30/03/2014, 15h00 às 22h00 – gratuito, mediante retirada de senhas.

Endereço: MIS – Av. Europa, 157 – Jardim Europa/SP