Única Peça teatral de Milan Kundera, autor da obra “A Insustentável Leveza do Ser” em cartaz no CCBB SP até dezembro

Milan-Kundera-Jaques-seu-Amo

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo até o dia 13 de dezembro, a comédia traz dois homens, amo e criado, vão rememorando aventuras e desventuras amorosas numa viagem a pé. Primeira peça teatral de Milan Kundera, autor do famoso “A Insustentável Leveza do Ser” e inédita no Brasil, o texto narra três tragicomédias que evidenciam o comportamento hipócrita entre as classes sociais. Direção de Roberto Lage, com Hugo Possolo, Edgar Bustamante, Renata Zhaneta e outros.

– Gosto muito da dramaturgia, da reflexão sobre o comportamento hipócrita do homem na sociedade. O Jaques de Kundera quebra as regras da sociedade em que se passa a ação, onde as pessoas não tinham a possibilidade de alterar seu status social. Em tempos modernos é delicioso trabalhar com um texto politicamente incorreto, um texto humanamente e naturalmente incorreto – aponta Roberto Lage.

Milan-Kundera-Jaques-Seu-Amo-ppow-slider

Sinopse
Em 1972, o jovem encenador francês Georges Werler encontrou-se com Milan Kundera em Praga e trouxe clandestinamente para Paris o manuscrito de Jacques e o seu Amo. Kundera havia escrito a peça após a invasão russa, quando toda a sua obra, passada e futura, fôra, riscada das letras checas.
Foi o seu velho amor por Jacques le Fataliste que inspirou a Kundera este “divertimento no tempo da peste”, esta libérrima “Variação sobre Diderot”. A peça nada tem de lição filosófica; o que nela se exalta é o prazer da invenção, o humor e o racionalismo lúdico de Diderot, a sua extraordinária liberdade formal que, segundo Kundera, jamais encontrou paralelo na evolução da história do romance.
Na época em que Praga viveu o seu “fim do Ocidente”, Kundera saboreou essa estonteante liberdade de Diderot como quem saboreia um valor condenado e sem futuro. Hoje, quase trinta anos depois, Jacques e o seu Amo permanece como uma espantosa peça literária, à altura dos melhores romances do seu autor.

 

:: Serviço ::

CCBB SP

Jaques e seu Amo

Ingresso: R$10

Horário: Quinta a sábado as 20h e domingo as 19h

Crédito Foto: Rede Globo