Softwares de automação economizam água e energia elétrica

É isso mesmo, a tecnologia chega ao jardim para trazer eficiência e economia através do uso racional de água e energia elétrica, recursos que se tornam cada vez mais escassos e valiosos.

Não é de hoje que a Regatec trabalha com irrigação automática, pioneira que é em campos de futebol e de golfe, jardins e áreas agrícolas. Essa experiência permite ao seu diretor geral, o engenheiro Danny Braz, afirmar que “seja para um grande gramado esportivo, seja para o paisagismo de pequenos jardins de três metros quadrados, o segredo é investir em um projeto bem feito”.

Segundo o profissional, a eficiência de um sistema bem dimensionado de irrigação se deve aos equipamentos escamoteáveis e à análise preliminar que prevê espaçamentos, sobreposições e interferências com o que está construído em volta, sem esquecer da automação, que quantifica a água sempre de maneira homogênea.
“Em termos de consumo comparativo, a economia com um sistema assim chega a 50% em relação ao convencional por aspersão. E com timer e sensor de chuva, mais 30%”, afirma Braz.

Outro detalhe interessante diz respeito ao desgaste da máquina de cortar grama, bem reduzido em jardins irrigados por automação. “Uma coisa é você cortar uma folha verde e macia, outra é cortar uma folha seca e dura. O desgaste das lâminas é diretamente afetado pela qualidade da irrigação e isso se nota principalmente em grandes áreas, mas acontece em qualquer espaço onde a máquina é usada”, explica o engenheiro.

A Regatec distribui com exclusividade no Brasil os softwares da Rain Bird, grande marca em irrigação no mundo. Com opções até para jardins de apartamentos, os programas permitem controles minuciosos. “Os sistemas são muito precisos. Um deles avisa, por exemplo, quando você programa uma irrigação para a noite e uma chuva inesperada a torna desnecessária.”

Mais de mil projetos de irrigação recheiam o portfólio da Regatec, incluindo 30 estádios de futebol (Pacaembu, Morumbi, Palmeiras, Vila Belmiro, entre eles), campos de golfe, como Iberostar, Vista Verde, Flamingo, Fazenda da Grama e Quinta da Baroneza, além de jardins paisagísticos para resorts, fazendas, haras, casas e, também, apartamentos.

Fotos: Divulgação