Cervejaria é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Pedro – SP

A Cervejaria HZB ou Halb Zeit Bier surgiu do amor de Cláudio Gimenez, conhecido como Kal, em apreciar cervejas de alta qualidade. Há 9 anos, ele decidiu iniciar a produção da sua própria cerveja artesanal na Estância Turística de São Pedro (a cerca de 180 km de São Paulo), que logo se transformou em sucesso na região pelos sabores e aromas mais intensos.

Rótulos fixos da Cervejaria HZB (Pilsen, Weiss, Red Lager, IPA, Stout e Dunkelweizen) (Foto: Marcos Garcia/ PPOW)

Atualmente são 6 rótulos fixos (Pilsen, Weiss, Red Lager, IPA, Stout e Dunkelweizen) e algumas versões sazonais, todas produzidas no próprio estabelecimento em grandes tonéis de fermentação com receitas exclusivas seguindo a Lei de Pureza Alemã de 1516. Esta lei permite apenas o uso de quatro ingredientes em sua fabricação: Malte, água, lúpulo e levedura.

Tonéis de fermentação das cervejas artesanais (Foto: Marcos Garcia/ PPOW)

Chopp Weiss da Cervejaria HZB (Foto: Marcos Garcia/PPOW)

Para Kal, a diferença dos apreciadores de uma cerveja artesanal é que eles não estão preocupados com a quantidade, mas sim com a qualidade do que bebem. “O principal das nossas cervejas artesanais é que elas são feitas com produtos selecionados, de qualidade, de custos mais elevados. Com as cervejas artesanais temos o conceito de beber menos, mas beber melhor”, afirma o mestre cervejeiro.

Um dos destaques da casa é a HZB Red Lager, um cerveja encorpada com blend de puro malte especial, cor avermelhada, refrescante, que confere aroma e sabor equilibrado de malte caramelizado e lúpulo. Esta cerveja é uma das mais vendidas e é a favorita do time de rúgbi da cidade, que a cada jogo ganha um incentivo de 60 litros para ser consumida após a partida.

Além de cervejaria, a HZB é um bar com espaço para shows de rock, inclusive incentivando bandas locais, e variedade de petiscos para harmonizar com as cervejas da casa.

Caixas para presente Cervejaria HZB, São Pedro – SP (Foto: Marcos Garcia/PPOW)

Harmonização com cerveja!

“Assim como o vinho, a cerveja artesanal é excelente para uma harmonização. Basicamente, são três características marcantes que definem qual cerveja deve ser escolhida para a harmonização com cada tipo de prato: adstringência, contraste e semelhança.”, explica Kal.

Um delicioso petisco da casa preparado com costela bovina (Foto: Marcos Garcia/PPOW)

Em resumo, a harmonização por adstringência funciona quando algumas características das cervejas tiram determinadas características de alguns pratos. Por exemplo, comidas com alto teor de gordura são mais indicadas para cervejas mais alcoólicas ou carbonatadas, porque ajudam a limpar a boca. Enquanto que comidas apimentadas podem ser acompanhadas com cervejas com uma quantidade maior de lúpulo, pois amenizam a intensidade da pimenta.

Já a harmonização por contraste visa o acréscimo de sabores do prato e da cerveja. Como o exemplo entre chocolate e a cerveja escura Stout. No último caso, a harmonização por semelhança acontece segundo a força da cerveja ou do prato escolhido. Como os exemplos de pratos leves com cervejas leves ou pratos robustos com cervejas robustas.

:: Serviço ::

Cervejaria HZB
Avenida dos Imigrantes, 647
Vale do Sol, São Pedro-SP
Site: www.hzb.com.br