É tempo de ajudar plantas e jardins a enfrentar o frio com vitalidade

PaisagismoDurante o inverno geralmente todas as plantas sentem os efeitos das baixas temperaturas. No Brasil, o frio que caracteriza esta estação predomina mais acentuadamente  nos estados do Sul e Sudeste e em regiões serranas. Nas outras regiões – Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o clima se modifica um pouco no inverno, com mais ou menos chuva, mas com temperaturas que se mantêm altas, como no resto do ano.

PaisagismoNesta época devemos dar um pouco mais de atenção ao jardim para garantir uma estação de flores e frutos e também preparar as plantas para a chegada da primavera. Cada espécie tem suas características distintas, como ter uma bela florada no inverno ou ficar completamente caduca, ou seja, perder todas as suas folhas.

Sendo assim, algumas plantas são naturalmente mais resistentes ao frio, caso das coníferas (pinheiros e cipestres). Outras, como as plantas tropicais, hortaliças e frutíferas, podem exigir mais atenção e ajuda para atravessar o período invernal.

Algumas dicas para cuidar melhor de suas plantas no inverno:
1. Poda de arbustos e árvores
Algumas espécies cessam seu crescimento e dormem até a chegada da primavera. Entre essas espécies encontram-se muitos arbustos e árvores que necessitam de podas de limpeza. Remover galhos e folhas secas ajuda a planta a ter facilitada a entrada e a incidência de luz através de sua copa.

2. Combate a pragas e doenças
O inverno é ideal para combater pragas, pois a maioria reduz sua proliferação neste período, tornando  mais fácil controlá-las. Porém, com as constantes chuvas, pode haver o aparecimento de novos fungos (lesmas e caramujos) por conta do ambiente úmido. O controle começa com limpeza e poda, e posteriormente pulverizações preventivas com fungicidas à base de cobre, como a calda bordalesa ou outros, pelo menos uma vez a cada 15 dias até cessar a doença.

3. Adubação do solo
Se o solo estiver muito seco, pois em alguns locais a chuva é escassa, torna-se  necessário corrigí-lo e equilibrá-lo, para evitar que fique “compactado”. Usar calcário juntamente com a terra é ótimo para se corrigir e posteriormente afofar esta terra que estava batida e fraca. Em seguida deve-se usar adubos orgânicos ou químicos, como preferir. O mais conhecido adubo químico é o NPK 10-10-10 , um composto de nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes necessários para alimentar e conservar as plantas mais saudáveis.

4. Cobertura do solo
Coloque uma pequena “cobertura morta” nos canteiros, como casca de árvore, seixos,  folhas secas, pó de serragem; elas servem como isolante térmico e irão repor a matéria orgânica, melhorando assim a fertilidade do solo.

5. Irrigação
As plantas devem ser irrigadas quando se percebe que a superfície da terra está seca. Para os gramados, quando as folhinhas começarem a enrolar, é hora de regar. O melhor horário de regas é pela manhã e ao entardecer.

Como se vê, o inverno é um período de baixa manutenção para as plantas, mas que exige poucos e essenciais cuidados para que elas o atravessem com vitalidade. É tempo de prepará-las assim para as atividades da próxima estação. Cuide bem do seu jardim!

Na próxima semana, nosso tema será o cultivo caseiro de hortaliças. Até lá!