A cave que visitei foi a da família Ramos Pinto, que traz uma história genial de inovação e estratégia comercial e publicitária

Finalizando a visita em Porto, fui conhecer as caves, as “lojas” que produzem e vendem vinhos. Lá, você aprende algumas coisas, como, por exemplo, os vinhos de Porto são tão famosos em função das características ambientais da região e do modo como eles são produzidos.

Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a casa ficou famosa pela qualidade dos vinhos engarrafados, e logo se implantou no mercado brasileiro. Só no começo do século XX, a exportação de vinhos portugueses para o Brasil foi dominada pela metade pela casa, que tinha como principal exigência o refinamento da produção.

A dominação do mercado fez parte de uma estratégia de produção baseada na vanguarda, onde se aliava a modernização dos circuitos de seleção, lotagem e envelhecimento da uva, no estudo e desenvolvimento de novas técnicas para a produção vinícola, se tornando logo uma referência.

E a novidade não fica apenas no aspecto produtivo, mas também na questão mercadológica: para se destacar, Ramos Pinto desenvolvia embalagens e técnicas de marketing que logo se popularizaram, como o envio de brindes aos clientes e rótulos cada vez mais elaborados e que impediam a cópia por parte dos concorrentes.

Só para você ter uma ideia, a sala onde ocorriam as reuniões de negócios foi projetada da seguinte maneira: o cliente ficava numa espécie de trono e os empresários em banquinhos, tudo isso com bom vinho e agrados sendo passados ao cliente. Em 1990, a Casa Ramos Pinto passou a integrar o Grupo Roederer, cuja história tem características idênticas. As qualidades que deram fama à Casa Ramos Pinto ganham assim uma maior dimensão internacional.

Na visita, além de passar por cômodos e ver móveis e outros objetos originais, somos levados ao lugar onde são estocados os vinhos para o envelhecimento. Lá achei barris de 1990, 1992 – e o guia comentou que eles ainda podem ficar mais um tempo lá, dependendo do ano da safra e da quantidade que vai ser vendida.

Ao término, experimentamos uma taça de vinho tinto e de vinho branco que, de fato, são deliciosos – ainda mais acompanhados de um chocolate de altíssima qualidade e sabor.

Se você quer ter mais informações sobre a Casa Ramos Pinto, visite seu site: http://www.ramospinto.pt

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