As atividades da Berkeley Farmer’s Market, feira de produtos sustentáveis e orgânicos da cidade de Berkeley, Califórnia, foram iniciadas em 1987 sob a organização do Centro de Ecologia de Berkeley para trazer alimentos frescos, cultivados de forma sustentável para os bairros da cidade e para apoiar os agricultores que produzem este tipo de alimento.

A maioria dos produtos oferecidos neste mercado são orgânicos, mesmo as comidas que são vendidas já preparadas. E uma coisa muito bacana sobre esta feira é que, além da maioria das barraquinhas não possuirem sacolas plásticas para o transporte de suas compras, caso você encontre uma mesmo assim, não pense em utilizá-la para nada porque as sacolas são altamente biodegradáveis. Sim! Elas comecariam a se desmanchar em menos de um dia.

Acho as sacolas plásticas biodegradáveis uma ideia genial, pois muitas e muitas pessoas chegam da feira ou do supermercado trazendo frutas e principalmente legumes nos saquinhos e colocam diretamente na geladeira. Além de consumir um produto super prejudicial ao meio ambiente, suas compras certamente vão deteriorar muito mais rápido. Por isso, seguem algumas dicas do próprio Centro de Ecologia de Berkeley para que você armazene por muito mais tempo frutas e verduras, sem utilizar as terríveis sacolinhas e saquinhos 😉

Frutas

Maçãs – Armazenar em cima de uma bancada fria por até duas semanas. Para períodos mais longos de armazenamento colocá-las em uma caixa de papelão na geladeira.

Cerejas – Armazenar em um recipiente hermético. Não lave as cerejas até a hora de comê-las, qualquer adição de umidade incentiva a formação de bolor.

Figos – Não gostam de umidade, por isso, não utilize recipientes fechados. Um saco de papel funciona para absorver o excesso umidade, mas para armazenamento por mais de uma semana funciona mais colocá-los em um prato um ao lado do outro (sem empilhar) na geladeira.

Melões – Para melões inteiros armazenar em lugar fresco e seco, longe do sol, por algumas semanas. Melões cortados devem ser armazenados na geladeira, um recipiente aberto funciona bem.

Pêssegos – Refrigerar apenas quando estiverem totalmente maduros. Frutos deste tipo amadurecem mais firmes na fruteira.

Pêras – Se mantém bem por algumas semanas sobre uma bancada fria, mas ficam melhores se guardadas em um saco de papel. Para acelerar o amadurecimento das peras, colocar uma maçã com elas.

Caqui Fuyu – Armazenar à temperatura ambiente.

Morangos – Não gostam de ficar molhados. A melhor coisa a fazer é armazená-los em um saco de papel e deixar na geladeira por até uma semana. Checar um dia sim, um dia não se o saco está úmido e trocar.

Legumes

Retire sempre os elásticos ou cordões que amarram seus vegetais ou pelo menos deixe-os amarrados frouxamente para permitir que respirem.

Alcachofras – Armazenar em um recipiente hermeticamente fechado, com baixa umidade.

Espargos – Colocá-los soltos em posição vertical dentro de um pote de vidro ou em um bowl. Encher com água a temperatura ambiente. Isso vai mantê-los durante uma semana fora da geladeira.

Rúcula – A rúcula, como a alface, não deve ficar molhado! Mergulhe o maço em água fria e centrifugue ou seque as folhas com um pano. Coloque a rúcula seca em um recipiente aberto, envolvido com papel toalha para absorver qualquer umidade extra.

Manjericão – Manjericão é difícil de armazenar bem. Ele não gosta de frio ou de ficar molhado. A melhor forma de armazenar é usando um pote ou recipiente hermético guardando o majericão bem solto juntamente com um pequeno pedaço de papel úmido e deixar o recipiente em bancada fria.

Brócolis – Armazenar em um recipiente aberto dentro da geladeira ou embrulhar em papel toalha úmido antes de guardar na geladeira.

Cenouras – Corte o topo das cenouras para mantê-las frescas por mais tempo. Coloque-as em um recipiente fechado com muita umidade, ou envoltas em papel toalha úmido. Mergulhe-as em água fria a cada dois dias se a intenção for armazená-las por muito tempo.

Couve-flor – Vai durar por um tempo em um recipiente fechado na geladeira, mas dizem que a couve-flor tem o melhor sabor no dia em que foi comprada.

Milho – Deixe-o com casca em um recipiente aberto se for necessário, mas o milho é realmente melhor no dia em que é colhido.

Pepino – Armazená-lo envolto em papel toalha úmido na geladeira. Se você está pensando em comê-lo dentro um ou dois dias depois de comprar, seria melhor mantê-los em ambiente refrigerado apenas.

Berinjela – Fica bem se armazenada em ambiente refrigerado. Não lavá-la, a berinjela não gosta de nenhuma umidade em torno de suas folhas. Para um armazenamento longo, guardá-las soltas na gaveta da geladeira.

Alho – Armazenar em local fresco e escuro.

Folhas verdes – A maioria dos verdes devem ser mantidas em um recipiente hermético envoltas em pano úmido para mantê-las livre do ressecamento. Couve e espinafre ficam muito bem se colocadas em um copo de água sobre uma bancada fria ou na geladeira.

Ervas – Armazenar em recipiente fechado na geladeira por até uma semana. Mais que isso pode causar a formação de bolor.

Alho-poró – Manter em um recipiente aberto na gaveta da geladeira envolto em um pano úmido ou em um copo raso de água sobre a bancada (A água deve cobrir apenas a parte da raiz).

Cebola – Armazenar em local fresco, escuro e seco, e para ficar melhor, não empilhá-las.

Batatas – Assim como o alho e a cebola, armazenar em local fresco, escuro e seco, pode ser em uma caixa no canto escuro da despensa, ou em um saco de papel também funciona bem.

Cebolinhas – Remova qualquer amarra e colocar na gaveta da geladeira.

Pimentões – Somente lavá-los bem se você estiver planejando comê-los. Armazenar em um ambiente refrigerado por 2 dias ou guardá-los na gaveta da geladeira por um período maior.

Tomates – Nunca leve à geladeira. Dependendo do estado de amadurecimento, o tomate pode permanecer por até duas semanas sobre a bancada. Para acelerar o amadurecimento, colocá-los em um saco de papel com uma maçã.

Abobrinha – Fica bem armazenada se deixada em uma bancada fria, mesmo depois de cortada. Embrulhe em um pano e leve à geladeira para obter mais tempo de armazenamento.

E aqui em São Paulo você também pode desfrutar de uma feira orgânica. Aqui vão alguns endereços:

Feira da AAO (Associação de Agricultura Orgânica) – Todas as terças, sábados e domingos das 07 às 12h no Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes.

Feira Orgânica Ibirapuera – Aos domingos das 07 às 12h, Rua Tutóia (estacionamento da Igreja do Santíssimo Sacramento).

Feira Orgânica no Mundo Verde – Todos os sábados das 9h às 15h. Av. Cotovia, 900 – Moema (em frente ao shopping Ibirapuera. Informações: 3628-4350