Mundial Sub-20 será uma oportunidade para conhecer as cidades sedes do País

Armenia, na Colômbia (Foto: Proexport Colômbia)

A Colômbia será sede do Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 entre os dias 29 de julho e 20 de agosto de 2011. A ocasião será uma oportunidade única para conhecer a nova geração de craques mundial, acompanhar a Seleção Brasileira Sub-20 rumo a mais um título e ainda conferir as paisagens diversificadas e apaixonantes da oito cidades sedes.

País de ícones como o Gabriel García Márquez, Fernando Botero, Shakira e Juanes, a Colômbia é um destino cosmopolita e moderno que reúne turismo de natureza, negócios, história, gastronomia, aventura e romance encantando visitantes de todas as partes do mundo.

Conheça um pouco das oito cidades colombianas que receberão turistas e jogadores para o campeonato Sub-20:

Barranquilla – sede do Brasil no Mundial

Com uma beleza arquitetônica incrível e lindas paisagens naturais, a cidade receberá os jogos da seleção brasileira na primeira fase (dias 29 de julho, 1º e 4 de agosto). Suas ruas são douradas pelo sol e areia e a espontaneidade e alegria dos habitantes são características marcantes, especialmente na principal festa folclórica colombiana, celebrada anualmente entre fevereiro e março: o Carnaval de Barranquilla, declarado Patrimônio Cultural Nacional em 2001 e Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Carnaval de Barranquilla (Foto: Proexport Colômbia)

Entre os principais atrativos turísticos estão as Bocas de Ceniza e o rio Magdalena, o cais de Puerto Colombia, o zoológico, a catedral, o Parque Cultural Museu do Caribe e os centros comerciais Portal del Prado e Buena Vista.

A cidade conta com dois clubes de futebol profissional: o Atlético Júnior, campeão da primeira divisão em seis oportunidades, e o Barranquilla FC, atualmente na segunda divisão. O primeiro, com maior renome no cenário nacional e internacional, já teve no plantel alguns dos jogadores mais importantes do país, entre eles, Carlos Valderrama.

Cartagena de Índias – muito além de Gabo

Suas muralhas, caminhos de pedras, monumentos históricos e charretes remetem a um clima romântico e encantador. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1984, La Heroica, como também é conhecida, é fonte de inspiração dos casais apaixonados e também do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. Não deixe de conhecer a Torre del Reloj, percorrer o centro histórico de charrete e dar um pulo nas Ilhas Rosário, que formam um arquipélago de 43 ilhotas de corais multicoloridos de visita obrigatória.

Ilhas Rosario (Foto: Proexport Colômbia)

Embora o beisebol e o boxe sejam os esportes mais tradicionais de Cartagena, o crescimento do futebol nos últimos 20 anos foi tão grande que ele é hoje o mais praticado na cidade. A profissionalização trazida com a criação do clube Real Cartagena foi determinante para essa mudança. Tricampeão da segunda divisão em 1999, 2004 e 2008, o time integra atualmente a elite do Campeonato Colombiano.

Bogotá – cosmopolita e esportiva

Indicada pelo New York Times como um dos 31 destinos para se visitar em 2010, a capital colombiana tem atrações para todos os gostos: exposições de artes em todas as épocas do ano, diversos passeios e museus, alta gastronomia e excelentes opções de compras.

Vista do bairro da Candelaria, em Bogotá (Foto: Proexport Colômbia)

O Museo del Oro, com seu acervo de 35 mil peças de ourivesaria das culturas pré-colombianas, é imperdível, bem como o Parque Simón Bolívar, com 360 hectares de puro verde e lazer.Visite também o Bairro da Candelaria que abriga tavernas, teatros e museus, entre eles, o Museo Donación Botero, que possui uma exposição permanente de obras doadas pelo gênio Fernando Botero, popularmente conhecido como o pintor dos “gordinhos”.

Dois clubes de muita tradição convivem na cidade: o Independiente Santa Fe e o Millonarios, que fazem o coração dos torcedores parar cada vez que se enfrentam pelo clássico local. O amor pelo futebol bogotano é dividido também entre os times de Chicó y Equidad, que passaram à Primeira Divisão nos últimos anos. O estádio que serve de cenário para os eventos futebolísticos mais importantes da cidade é o Nemesio Camacho, El Campín, um dos principais do país. O local é conhecido por ter sediado em 1968 um amistoso entre a Seleção Juvenil Colombiana e o Santos, no qual Pelé foi expulso, mas voltou ao gramado a pedido da torcida e mandou o árbitro para o chuveiro.

Cali – ritmos latinos

A capital do Valle del Cauca é conhecida por suas grandes manifestações culturais, o que lhe rendeu o título de Capital Mundial da Salsa. Uma noite em Juanchito, região repleta de discotecas de salsa, é sem dúvida um prato cheio para os amantes deste ritmo tropical. Em uma breve caminhada por suas ruas é possível conhecer lugares de grande valor histórico e espaços para a diversão diurna e noturna. Cali é um dos principais centros econômicos e industriais do país e o principal centro urbano, econômico, industrial e agrário do sudoeste colombiano.

Cali (Foto: Proexport Colômbia)

A cidade é também a casa dos dois clubes mais vitoriosos da Colômbia: América e Deportivo Cali. Juntos, eles já conquistaram nada menos que 21 títulos da liga nacional e seis vice-campeonatos da Copa Libertadores.

Medellín – fábrica de craques

É a segunda cidade do país em tamanho. Atrativa por sua atividade comercial e industrial e também por sua agitada vida cultural e noturna, se destaca por ser um destino para a moda, não só pelos numerosas lojas, mas também pela excelência de seus tecidos.

A cidade tem quatro equipes profissionais: Atlético Nacional, Envigado, Independiente Medellín e o Itagüí, time que fez recentemente sua estréia na Primeiro Divisão. O Atlético Nacional foi o primeiro campeão colombiano da Taça Libertadores, em 1989, onde jogava o famoso goleiro René Higuita. Da base destas equipes surgiram alguns dos maiores talentos do futebol colombiano, como Amaranto Perea (Atlético de Madrid), Faustino Asprilla,  Iván Ramiro Córdoba (FC Internazionale Milano),  Juan Pablo Ángel, León Darío Muñoz, Mauricio Serna, Victor Hugo Aristizabal e o próprio Higuita.

Triângulo do Café – Manizales, Armenia e Pereira

Estadio Manizales (Foto: Proexport Colômbia)

Catedral Basílica, em Manizales (Foto: Proexport Colômbia)

Região próspera e generosa que seduz os viajantes com o aroma de seus cafezais e o encanto de suas paisagens.

Manizales fica no coração dos Andes colombianos e é famosa pelo teatro vivo, sinfonias, balé, shows e os eventos esportivos protagonizados por alguns dos artistas mais famosos do planeta. Once Caldas é o time local, que ganhou projeção mundial em 2004 ao se sagrar campeão da Taça Libertadores da América pela primeira vez na história.

Cada vez mais vibrante, moderna e cultural, Armenia tem se posicionado como um dos centros de melhor qualidade de vida na Colômbia. Trata-se de um verdadeiro paraíso na terra, que inclusive deu origem a um ditado: “quem vem, volta; quem volta, fica”. Seus habitantes torcem pelo Deportes Quindío, clube que representa a cidade na primeira divisão colombiana. Diferentes astros do futebol mundial jogaram – ainda no início da carreira – no gramado do Centenário, entre eles o argentino Lionel Messi, o brasileiro Ronaldo e o uruguaio Álvaro Recoba, além dos colombianos Iván René Valenciano, Faustino Asprilla e Carlos Valderrama.

Localizada entre os rios Otún e Consota, Pereira oferece aos visitantes uma incrível variedade de paisagens, grande riqueza natural, uma biodiversidade surpreendente e o calor humano dos seus habitantes.O esporte faz parte da vida diária da cidade. A Vila Olímpica possui piscinas, área para a prática de arte marciais, velódromo, salas de aeróbica, quadras de tênis, quadras de basquete e o Estádio Hernán Ramírez Villegas, casa do Deportivo Pereira, equipe da primeira divisão colombiana que faz o clássico cafetero com o Once Caldas.

Estádio Centenário (Foto: Proexport Colômbia)

Pereira (Foto: Proexport Colômbia)

Mais informações no site da FifaProexport Colômbia.