As Construções de Brasília na Galeria de Arte do SESI

Registros  fotográficos e obras de arte visuais traçam um perfil histórico, estético e crítico da cidade que, criada do nada no planalto central, este ano completou meio século como a capital do país.

A exposição, gratuita, é uma realização do Instituto Moreira Salles em parceria com o SESI-SP, e conta com 140 fotografias do acervo do Instituto e mais uma seleção de 60 obras de linguagens variadas, de artistas modernos e contemporâneos, que abordam a imagem da capital federal, com curadoria assinada por Heloisa Espada, do IMS.

Organizada em dois núcleos, no primeiro, atenção para a valiosa coleção de fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas, que hoje integram a coleção IMS, realizadas em Brasília, entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte. Também estão ali obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman sobre a edificação e os primeiros anos da capital.

No segundo núcleo, a capital aparece em mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras de artistas renomados de diferentes gerações, como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Rubens Mano, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz.

Até 30 de janeiro de 2011
As Construções de Brasília
Galeria de Arte do SESI – Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1313, São Paulo
Tels. 11 3146-7405 e 3146-7406
Segunda-feira, das 11h às 20h
Terça a sábado, das 10h às 20h
Domingo, das 10h às 19h
Ingresso: gratuito