Edifício para a comunidade de São Paulo vence concurso internacional

Notícia reproduzida do site arqbacana.com

Anunciados os vencedores do Holcim Awards – América Latina

O projeto de um edifício público multifuncional a ser inserido no coração da favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, foi o vencedor do 3º concurso internacional Holcim Awards de construção sustentável para América Latina. Além de infraestruturas sociais e culturais para a comunidade, o Grotão – Fábrica de Música, arquitetado pelo escritório mundial Urban Think Tank, de Alfredo Brillembourg – que opera em Caracas, São Paulo, Nova York e Zurique -, também deve impedir a erosão e os desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes.

A concepção vencedora ainda inclui um espaço público disposto em plataformas, que apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes. 

A medalha de prata foi concedida ao plano mestre de reconstrução pós-tsunami no Chile, chefiado pelo arquiteto Alejandro Aravena, da Elemental SA. Em vez de considerar uma proibição de construção ou a instalação de uma barreira maciça ao longo das áreas de risco, ele recomenda a plantação de florestas ao longo das áreas propensas a inundações – para dissipar a energia das ondas através de fricção – e a implementação de restrições específicas quanto ao uso e disposição de espaços na área de risco.

Já o terceiro lugar ficou com o escritório Arquitetura 911sc, de Jose Castillo, que concebeu um plano mestre para o setor nordeste da Ciudad Juarez, no México. O projeto baseia-se na consolidação das bacias de retenção de águas existentes para mitigar inundações futuras e a sua conversão em espaços públicos, incluindo terraços agrícolas, workshosp comunitários, lotes comerciais, espaços de recreio, instalações desportivas, um parque de skate e unidades de alojamento inovadoras do ponto de vista social. 

A Holcim premiou projetos que abordam, sobretudo, os desafios da urbanização intensa. Com um total de 300 mil dólares, onze projetos, que vão desde edifícios comunitários inovadores até planos mestres e projetos de infraestruturas alargados, foram considerados excepcionais.

Para mais informações acesso o site www.holcimfoundation.org