Em papo com o PPOW, restauradora revela o seu caminho de autoconhecimento

Ela é restauradora de obras de arte com formação em arquitetura e urbanismo pela PUC-Campinas e especialização em restauro e conservação de pintura em Florença, Itália. Tem um conceituado Atelier de Restauração de pinturas, imagens e cerâmicas em São Paulo e, na área de conservação, atua na montagem de exposições elaborando laudos técnicos de conservação das obras a serem expostas.
Angela tem participado de diversas exibições de arte como Bienais de São Paulo, Brasil 500 anos, além de mostras produzidas pela Brasil Connects, Instituto Tomie Ohtake e outras produtoras e museus, no Brasil e no Exterior. 
Paralelamente, também se dedica à tarefa de “Facilitadora de Pathwork®”  e “Terapeuta de Core Energetics”, atividades relacionadas ao autoconhecimento. Nesta conversa com o PPOW ela explica melhor esse trabalho e o que ele trouxe de bom para sua vida.

Em primeiro lugar, o que a levou a procurar por uma terapia alternativa, se podemos chamar assim?
Desde menina sentia uma certa insatisfação que me levava a procurar algo mais, mesmo quando tudo ia bem na minha vida. Não sabia o que era, existia uma insatisfação permanente, às vezes mais presente, outras vezes nem tanto. Esta insatisfação me levou a uma busca que terminou neste caminho, chamado Pathwork®.
Estou nele há mais ou menos 13 anos. Iniciei com um trabalho individual, passei depois a frequentar grupo de estudo e, depois, fui fazer a formação, ou seja, o Programa Pathwork® de Transformação Pessoal, do qual concluí a fase de Facilitadora. Agora estou na segunda e última fase da formação, a de Helper.

E o que vem a ser Pathwork?
O Pathwork® é uma metodologia de autoconhecimento e autotransformação que nos leva a descobrir a nossa essência, ou seja, quem realmente somos, e a expressá-la cada vez mais. Este trabalho é baseado em 258 palestras sistematizadas por Eva Pierrakos, de 1957 a 1979.
Podemos dizer que são temas com um conteúdo profundo que se referem à nossa natureza psicológica e espiritual no processo de desenvolvimento pessoal. O objetivo é trazer à consciência as nossas defesas, as nossas emoções reprimidas, as nossas máscaras, e trabalhar a nossa autoaceitação, buscando e compreendendo nossas negatividades, vendo as suas consequências e aprendendo a dar passos para transformá-las.
O Pathwork® integra os 4 níveis de consciência:
–       o mental quando trabalhamos as nossas percepções errôneas;
–       o físico quando nos traz a consciência corporal;
–       o emocional quando torna nossos bloqueios conscientes;
–       o espiritual expandindo nossa consciência.
A partir daí, o conceito é mesmo o de ensinar a caminhar do que “se pensa que é” para “o que se é”; do perfeccionismo para aceitação das limitações; da falsa tranquilidade para o equilíbrio real; da onipotência para a potencialidade real. É um caminho que nos traz muita paz e tranquilidade interiores.

O que é Core Energetics e qual a relação com o Pathwork? Como você chegou a terapeuta de Core Energetics – o que isso significa?
Core Energetics é um trabalho de autoconhecimento através do corpo. É uma terapia corporal criada por John Pierrakos. John foi um dos fundadores da bioenergética juntamente com o Alexander Lowen. Ele, ao conhecer o trabalho de Eva, fez a união dos dois, da Bioenergética e do Pathwork, e surgiu a Core Energetics, a Energética da Essência.
Depois de muitos anos no Pathwork, resolvi fazer a formação em Core Energetics pois os dois trabalhos são muito interligados. Antes da Core, posso dizer que eu não sabia que existia o corpo. Ela me ajudou muito a conhecê-lo, a deixar as emoções e sentimentos fluirem, enfim a entender o que aconteceu e acontece comigo através do corpo. A frase “O corpo fala” é a mais pura verdade. Com isso podemos usar exercícios corporais para fazer emergir conteúdo emocional. Você pode se conhecer através do corpo.

Para alcançar o objetivo descrito de trazer consciência em todos os níveis, em que o Pathwork difere da terapia tradicional?
Vamos buscar nossas imagens, crenças e motivações que nos fizeram agir de uma determinada forma. Fazemos um trabalho para cada vez mais removermos nossas máscaras, atuarmos cada vez menos nas nossas defesas e aceitarmo-nos como somos agora. Sabemos que os assim chamados “defeitos” ou negatividades são qualidades distorcidas e que, se quisermos, poderemos trabalhar para transformá-las.
Quando tomamos consciência de que somos criadores de nossa vida, isto nos traz uma liberdade imensa pois o foco não está no outro e sim em nós mesmos. Somos responsáveis por tudo o que nos acontece, absolutamente tudo.

Como é o formato da metodologia? Quem determina/apresenta as palestras e como é conduzido o estudo ou discussão a respeito de cada tema?
Normalmente fazemos grupos de estudo das palestras. Iniciamos com o ensinamento de alguns conceitos básicos e depois o facilitador ou helper escolhe a palestra de acordo com a necessidade do grupo. Cada um irá trazer para a sua vida os ensinamentos da palestra em questão. Pode-se também fazer atendimento individual, porém acho muito mais rica a participação em grupos de estudo onde existe a troca de experiências.

Qual seria um exemplo de tema de uma dessas palestras em que se baseia o Pathwork?
Posso dizer que para qualquer tema que você possa imaginar, posso encontrar uma palestra a respeito. Para citar alguns: autoestima, liderança, sexualidade, relacionamento,…

O que afinal se aprende com o Pathwork? E em quanto tempo?
Este trabalho traz expansão de consciência e evolução pessoal. Transitamos entre luz e sombra, criança e adulto, exigências do Ego e anseios do Eu Real. Trazemos à consciência a natureza de nosso lado sombra e aprendemos como reintegrá-lo, transformando as qualidades negativas em positivas. Olhamos nossas motivações. Assumimos autorresponsabilidade pela nossa vida. Somos criadores da nossa realidade e responsáveis pela nossa escolha. Isto nos traz uma enorme liberdade – não dependemos do outro para mudar. Aprendemos a observar e compreender nosso comportamento e emoções de um modo totalmente novo. Identificamos as áreas com problema em nossa vida, vemos como causamos isso, como trabalhar os bloqueios e como mudar.
Aprendemos a entrar em contato com a nossa essência, que tem qualidades de sabedoria, amor e poder reais. Nossos relacionamentos se tornam mais verdadeiros e harmoniosos, temos maior compreensão e outro olhar para o outro, lembrando que nosso olhar primeiramente mudou para conosco mesmo.
Quanto tempo? Depende de cada um. Eu digo sempre que este é um trabalho para o resto da vida. Pois sempre vamos trazer algum novo ponto à luz para ser trabalhado.

O que é preciso para participar, e como entrar em contato com o Pathwork e frequentar?
Para participar é preciso querer se conhecer, não existe pré-requisito. Normalmente, fazemos este trabalho em grupos, em encontro semanal de duas horas de duração. Quem se interessar pode me contatar. Pode também entrar em contato com a Regional São Paulo (11 3721-0231) para obter informações ou pelo site, onde poderá escolher um Facilitador ou Helper próximo do seu trabalho ou residência.

Diante do seu estudo e para aquisição da consciência pessoal e espiritual, o que é um estilo de vida consciente para você? 
Não sei se posso falar em estilo de vida. Com este trabalho a pessoa com certeza será mais feliz, mais segura de si, terá mais autoestima, mais respeito por ela mesma e consequentemente pelo outro. Seus relacionamentos serão mais verdadeiros, terá mais paz interior e equilíbrio interno. Terá com certeza mais respeito pela vida.

Falando em preocupações com o mundo em que vivemos – nosso planeta e nossa presença nele – você mudou algum hábito de seu dia a dia em função da preservação ou preocupação com o meio ambiente?
Hoje em dia o que mais se fala é na preservação do meio ambiente. Com certeza procuro fazer minha parte reciclando, economizando água, usando álcool que é um combustível menos poluente e respeitando a natureza.

O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Tem algum hobby?
Adoro ler, ir ao cinema, ir a exposições de artes plásticas e espetáculos de dança. Adoro estar em contato com a natureza e estar com meus amigos.  

Se você tivesse superpoderes o que transformaria no mundo?
A cabeça dos nossos políticos. Gostaria que tivessem mais consciência do trabalho que deveriam fazer, mais humanidade, menos ganância, pois o que vejo atualmente é muito desrespeito pelo povo e pela natureza. O bolso deles sempre fala mais alto.

O PPOW tem 4 canais principais: Brilhe, Explore, Inove e Prove. Indique para cada um deles uma palavra que tenha ligação com seu estilo de vida.
Brilhe com criatividade.
Explore a si mesmo.
Inove com arte.
Prove da alegria e da leveza de ser.

Serviço
Ângela de Menezes Freitas
Rua Frei Caneca, 91, sala 12, Consolação, São Paulo
Telefones 11 7823-0498 e 11 9178-3801.
www.pathwork.org/
www.pathwork.com.br/