No Caribe ou no Pacífico, país possui diversos destinos para a prática do esporte

A Colômbia é um destino ideal para os praticantes do mergulho. Recheada de belezas naturais em sua superfície terrestre, o país também é privilegiado pela sua imensa área marítima (928.660 km²), formada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.


San Andrés (Foto: Pro Export)

Seja no Caribe ou no Pacífico, não faltam opções para se divertir e admirar as maravilhas aquáticas colombianas. Toda a extensão está repleta de terrenos subaquáticos cheios de ilhotas, recifes, barreiras de corais e uma rica fauna marinha.

Conheça lugares para mergulhar no Caribe:

Atualmente, a Colômbia oferece cinco perfeitos destinos no Mar do Caribe para a prática do mergulho. Favorecidos pela transparência das águas e uma temperatura muito agradável, os destinos são excelentes para se apreciar a fauna marítima.

San Andrés: A charmosa ilha oferece mais de 40 pontos de mergulho, com cenários incríveis como barreiras de corais e barcos naufragados. A água cristalina possui visibilidade que vai de 15 a 30 metros, favorecida pelas poucas correntes e água com temperaturas amenas.

San Andrés Islas - La piscina (Foto: Pro Export)

Cartagena das Índias e Ilha do Rosário: Neste maravilhoso destino é possível mergulhar nas Ilhas do Rosário e Barú. Destaque para os Bancos de Salmedina, Bajo Burburas e a Montaña Submarina, onde existe predominância dos corais candelabros.

Ilhas Rosario (Foto: Pro Export)

Parque Nacional Natural Tayrona (Foto: Pro Export)

Santa Marta, Tanganga e Tayrona: Cheio de lugares incríveis, como Baía Betín, Ilha Morro Grande e Morrito, contam com mais de 39 formas de corais moles, que encantam qualquer turista. Aos pés da Serra Nevada, as baías de Santa Marta, Tanganga, Concha, Chengue e Gayraca formam um entorno fascinante onde convivem variadas espécies marinhas.

Capurganá e Sapzurro: Dois povoados que reúnem a selva do Darién e o Mar do Caribe colombiano. O período perfeito para mergulhar é entre maio e novembro, em mais de 70 lugares. Entre janeiro e junho, conheça La Playona, lugar de desova da tartaruga Cana, a maior do mundo.

Barranquilla: Pode-se praticar mergulho em Caño Dulce, uma praia com águas tranquilas e que é muito utilizada para esta atividade. Recebe muitos amantes da observação da vida marinha.

Lugares para mergulhar no Pacífico

No extremo ocidente da Colômbia, fica a Costa do Pacífico, com reconhecidos lugares para praticar mergulho. O destaque desta costa é a observação de baleias jubarte.

Baía Solano e El Valle: Os amantes de mergulho podem visitar a Piedra de La Esperanza e o barco naufragado em Huina. O período entre julho e novembro é ideal para a observação de baleias jubarte.

Nuquí: Pequeno povoado de pescadores rodeado de selva, imensas praias e numerosos arroios de água doce e fresca. Recomenda-se visitar a La Parguera para ter um encontro bem próximo com os tubarões. Em Amargal, encontre grandes profundidades onde se vê o coral negro e tubarões limão e tigre.

Nuquí (Foto: Pro Export)

Malpelo: Trata-se de uma pequena pedra localizada no extremo ocidente colombiano, que emerge das profundidades do oceano, rodeada por onze penhascos. Está certificada entre os dez melhores lugares do mundo para se apreciar tubarões como o martelo, ponta branca, baleia, entre outros.

Grupo de Sphyrna Lewini dentro do santuário de Malpelo (Foto: Pro Export)

Para mais informações acesse: www.proexport.com.co