O Festival Red Bull Sounderground é o primeiro Festival Internacional de artistas de metrô a vir ao Brasil, com o patrocínio da empresa de bebidas Red Bull. Sob o olhar cuidadoso de seu criador, Marcelo Beraldo, foram escolhidos diversos artistas internacionais que exibem seu trabalho nos metrôs mais movimentados no mundo. Marcelo passou quatro meses viajando o mundo e selecionando artistas de Barcelona, Berlim, Londres, Moscou, São Petersburgo, São Paulo, Paris, Montreal, Nova York e Cidade do México. Difícil tarefa, uma vez que a alternativa de tocar em metrôs é prática comum na maior parte das grandes cidades.

Durante os cinco dias de festival, que ocorreu de 8 a 12 de novembro, os buskers, ou seja, músicos que encontraram neste espaço uma forma especial de chegar aos ouvidos do público revezaram-se em apresentações nas várias estações do metrô de São Paulo.

Pelos palcos do evento se apresentaram nomes como Vivian del Pintor (trio), The Nomadic Mystics (trio), Tribal Baroque (duo), Vibrafone Chorão (trio), Duo Benetiz (duo), Bloody Red Sombreros (trio), Mellow and Pyro (duo), O’Connor and Gryn (duo), Mustard and Custard (duo). O encerramento foi uma festa digna de grandes astros, com uma Jam Session com a participação de todos na estação Paraíso.

Mais uma vez os organizadores mostraram criatividade e muita atitude ao trazer para o Brasil um evento global, diferente de tudo o que já se viu e com um conteúdo de alta qualidade. A Red Bull se posiciona nessa iniciativa como uma empresa moderna e contemporânea que apóia todo  tipo de arte  como uma forma de expressão. Parabéns a todos pela iniciativa!