Obra analisa como o meio ambiente urbano afeta a saúde humana

No Brasil, 80% da população reside em áreas urbanas. Só a Região Metropolitana de São Paulo abriga cerca de 20 milhões de pessoas. Mesmo assim, o debate sobre meio ambiente não inclui o homem. Não se fala em “ecologia urbana”. O “animal homem” é o ponto esquecido da questão ambiental. Os debates se restringem aos ecossistemas de áreas remotas, com pouca atuação no ambiente urbano. O livro Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles preenche essa lacuna, ao analisar como o meio ambiente urbano afeta a saúde humana.

Como a saúde física e mental do homem responde à intensa pressão diária dos congestionamentos, respirando o ar poluído, com multidões sujeitas à tensão por conta da violência urbana ou atordoadas pelos ruídos da cidade?

Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles também expõe a geografia da mortalidade na Grande São Paulo, resultante dos problemas de mobilidade, poluição do ar, contaminação das águas, ruídos, falta de saneamento, alterações climáticas, inundações, formação de ilhas de calor e todo o corolário de efeitos da vida moderna nas cidades.

Participam da obra pesquisadores e estudiosos de renome como Alfred Szwarc (ex-diretor da Cetesb); Emília Wanda Rutkowski (pesquisadora em saneamento e gestão ambiental da Unicamp); Ermínia Maricato (ex-secretária municipal de Habitação de São Paulo e ex-secretária executiva do Ministério das Cidades) e Helena Ribeiro (diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP), entre outros.

Lançamento do livro:

Lançamento do livro Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles
Palestra: O homem e a questão ambiental: vilão ou vítima? (palestrante: Paulo Saldiva)
Dia 23 de novembro de 2010, às 19h
Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos
Av. Nações Unidas, 4.777 – loja 245, São Paulo – SP – Tel. (11) 3024-3599