Arcangelo Ianelli em exibição na Pinacoteca de São Paulo

De 02 de julho a 14 de agosto a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição de Arcangelo Ianelli (1922 – 2009), com 47 pinturas, desenhos e gravuras realizados entre os anos 1940 e 2000. Das obras exibidas, 34 foram recentemente doadas ao museu pelo espólio do artista e somadas as 13 que já integravam o acervo, que assim se torna uma referência para a obra do artista no Brasil.

“Arcangelo Ianelli foi um dos mais destacados artistas do Abstracionismo Formal no Brasil. Iniciou sua carreira como artista figurativo, principalmente com paisagens urbanas e marinhas. Ao longo de sua carreira, desenvolveu uma linguagem pessoal, primeiramente com composições formais estruturadas por linhas que definem campos de cores variadas e harmoniosas; e, depois, por grandes formatos com estrutura geométrica e campos monocromáticos. Ianelli pode ser considerado um dos grandes coloristas da arte brasileira” afirma Ivo Mesquita, curador chefe da Pinacoteca.
Pintor, escultor, ilustrador e desenhista, Ianelli iniciou-se no desenho como autodidata. Em 1940, estudou perspectiva na Associação Paulista de Belas Artes e, dois anos depois frequentou o ateliê de Waldemar da Costa com Lothar Charoux, Hermelindo Fiaminghi e Maria Leontina.

Durante a década de 1950 integrou o Grupo Guanabara juntamente com Manabu Mabe, Yoshiya Takaoka, Jorge Mori, Tomoo Handa, Tikashi Fukushima, entre outros. Trabalhou com cenas cotidianas, paisagens urbanas e marinhas, que revelam grande síntese formal e uma gama cromática em tons rebaixados. No fim dos anos 1960, sua obra era ao mesmo tempo linear e pictórica, destacando-se o uso de grafismos. Já a partir de 1970, voltou-se à abstração geométrica, com planos superpostos e interpenetrados. Como escultor, desde a metade da década de 1970, realizou obras em mármore e em madeira, nas quais retomou questões constantes na obra pictórica.

Serviço
De 2 de julho a 14 de agosto de 2011
Archangelo Ianelli – A doação do artista
Pinacoteca do Estado
Praça da luz, 02, Luz, São Paulo, SP
Tel. (11) 3324-1000
De terça a domingo e feriado, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia)
Grátis aos sábados

Fonte: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Fotos: Reprodução