Coreografia de Mariana Muniz na trilha de Hélio Oiticica

 A Cia. Mariana Muniz estreia Penetráveis, espetáculo que se propõe a dar continuidade à pesquisa de linguagem em arte e dança contemporânea, inspirada pelos caminhos trilhados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica.

As primeiras apresentações, nos dias 5 e 6 de fevereiro, serão no Parque da Juventude (zona norte de São Paulo). Depois, de 17 a 20 de fevereiro, fica em cartaz na Galeria Vermelho, nos Jardins.

A coreografia
A pesquisa para Penetráveis teve início em 2007, com os espetáculos Parangolés, resultado do cruzamento do conceito parangolé com a dança contemporânea, e Nucleares, que focalizou o samba como objeto de pesquisa.
A Cia foi movida neste projeto pela ideia de que a dança é um modo de produção de conhecimento e aposta na dança como “criação pelo ato corporal expressivo, que se transforma sem cessar”, de acordo com palavras do próprio Oiticica.

Em Penetráveis, a dança acontece sob a ótica das obras de mesmo nome do artista, que apontam para novas regiões do fazer artístico. Partindo de uma pesquisa intrinsecamente construtivista, voltada para a autonomia da forma e para sua integração em uma nova totalidade; para chegar ao espaço plástico da rua, revitalizado e orgânico, cuja premissa essencial é a criação de novas condições de experiência do real e de modos de estar no mundo.

A coreógrafa
Mariana Muniz, formou-se no Rio de Janeiro pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal. Em 1974 encontrou-se com Klauss e Angel Vianna e, desde então, dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea. Estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; e na França estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin. A Cia. Mariana Muniz de teatro e dança foi criada no ano 2000. Desde então vem desenvolvendo trabalhos voltados para a pesquisa das relações entre palavra e movimento, e as conexões expressivas entre poesia e dança.

Penetráveis
Dias 5 e 6 de fevereiro
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 (ao lado do metrô Carandiru)
Tel.: 11 2251-2706
Horário 16 horas
Grátis
Dia 16 de fevereiro
Teatro Anhembi Morumbi
R. Dr. Almeida Lima, 1134, Brás
Tel.: 11 3138-1520
Horário: 11 horas
Grátis
De 17 a 20 de fevereiro
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, Consolação
Tel.: 11 3138-1520
Horário: dias 17 a 19 às 20h30; dia 20, às 19 horas
Grátis

Foto: Reprodução