Estes são dias de palcos agitados por teatro, dança e música, em São Paulo. No Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, estreia hoje a peça Pedro e o Capitão, do uruguaio Mario Benedetti, escrita em 1979, quando o Cone Sul da América estava começando a sair das trevas da repressão. Fala sobre a relação entre torturador e torturado. Direção de Marcos Loureiro, com Kiko Vianello e Fernando Belo. A peça faz parte de um contexto mais amplo, já que o CCBB está apresentando a mostra Resistir é Preciso, criada pelo Instituto Vladimir Herzog, sobre a resistência à ditadura militar nos meios de comunicação. Até 13 de dezembro.
A outra estreia teatral da semana traz à cidade Marco Nanini, com a comédia A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento… Nanini estará sozinho no palco, fazendo o que mais sabe, ou seja, arrancar gargalhadas do público, com esse texto do francês George Perec, que já foi testado com sucesso em sete capitais. É claro que o humor está calcado numa crítica à sociedade moderna e ao mundo corporativo. A direção é de Guel Arraes. A partir de amanhã, e por um mês, no Sesc Vila Mariana.
Começa hoje o Festival Contemporâneo de Dança 2013. Os convidados estrangeiros são Ivo Dimchev, de Bruxelas, Sofia Dias e Vitor Roriz, de Lisboa, e Jared Gradinger e Angela Shubot, de Berlim. Os participantes brasileiros são Fernando Belfiore, de São Paulo, Michelle Moura, de Curitiba, e Alejandro Ahmer, de Florianópolis. As seis coreografias se sucedem nos palcos da Funarte e da Galeria Olido, até o dia 24 de novembro. A programação completa de danças e workshops está em festivalcontemporaneodedanca.com.
Nos próximos dias, as temporadas de 2013 da Cultura Artística e do Mozarteum fecham o ano, com ótimas apresentações alternando-se na Sala São Paulo. O Cultura Artística traz o grupo holandês de cordas Combattimento Consort Amsterdam, dirigido por Jan Willem de Vriend, trazendo como solista convidado o celista britânico Thomas Carroll. De Vriend está se despedindo do conjunto de 16 músicos, para seguir carreira solo como regente da Sinfonica da Holanda, a partir de janeiro. O grupo se apresenta no sábado e na quarta dia 6, com um programa que têm obras de Mozart, Haydn e Rameau.
O Mozarteum ocupa o mesmo palco nos dias 4 e 5, com sua última atração, a Sinfônica de Bucareste. Comandada pelo francês Benoit Fromanger, e com solo do violinista alemão Erik Schumann, a jovem orquestra romena, já considerada uma das melhores do Leste Europeu, apresenta dois programas só com obras de Dvorak e Tchaikovsky.