Exibição de filmes nacionais e internacionais, bate-papo com convidados e a exposição e venda de produtos “éticos” estão entre os destaques do evento

Nesse final de semana (sábado,29, e domingo,30) acontece na Cinemateca de Curitiba, a 5ª edição da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que irá exibir 22 produções nacionais e internacionais. O evento é um dos mais importantes no cenário audiovisual na discussão dos temas cuidado e direito dos animais. Diversos diretores e produtores também estarão presentes. Durante os dois dias de evento, acontece também a exposição e a venda de produtos “éticos”– alimentos, livros e peças de vestuários. A entrada é gratuita.

A Mostra Animal, que teve sua primeira edição em 2009, tem o objetivo de debater a relação da sociedade com o mundo animal. “O cinema tem sido uma forma de arte cada vez mais popular nessa discussão”, observa o coordenador da Mostra, Ricardo Laurino. Experimentos científicos, o abandono de animais domésticos, exploração para entretenimento e a relação dos animais com o homem e com a natureza estão entre os temas abordados nas produções.

Entre os destaques da Mostra estão: o inglês Planeat (2011), que traz o tema sustentabilidade e meio-ambiente para a discussão; as produções norte-americanas Lolita – escrava pelo entretenimento (2003), que mostra a comovente história da Orca Lolita, que há 40 anos perdeu sua liberdade para se tornar a estrela de um parque; o documentário da HBO Um pedido de desculpas aos elefantes (2013), e Os papagaios selvagens de Telegraph Hill (2005) – um filme artístico que trata da relação entre um músico sem-teto e um grupo de pássaros. O evento encerra com a exibição do clássico inglês O filme dos animais (1981), que aborda o uso e exploração dos animais para os mais diversos fins.

As onze produções estrangeiras que participam da Mostra serão exibidas pela primeira vez no país e foram traduzidas especialmente para o evento. Dos onze filmes brasileiros, oito também são estreantes em mostras e festivais: Adote, (2013); Amigos fiéis (2014); Não abandone animais (2010); Penso, logo… não durmo (2014) Leitão pururuca (2014), Em que lado… (2013), O Mico leão dourado de Cabo Frio (2014) e O zoológico do futuro (2006). Destaque também para o filme Ecce Homo (2013), que recebeu o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 18º CinePE.

 

Bate-papos com diretores e convidados

Além da exibição dos filmes, acontecem bate-papos com diretores e produtores. Uma dos destaques é a participação da ativista norte-americana Aryenish Birdie, do curta Pegada tóxica, uma animação que denuncia os testes em animais realizados pelas empresas de produtos químicos e farmacêuticos. O filme é uma produção do Comitê Médico pela Medicina Responsável, dos EUA, do qual Aryenish faz parte.

O diretor Felipe Ufo da série “Não Conta Lá em Casa”, exibida pelo Multishow, também irá participar de um bate-papo contando sua experiência filmando dois episódios, exibidos recentemente, nas Ilhas Faroé, na Escandinávia. Lá, ele acompanhou os trabalhos de organizações de proteção à vida marinha.

 

:: Serviço ::
V Mostra Animal
Data: 29 e 30 de novembro
Local: Cinemateca de Curitiba (Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1174, São Francisco)
Horário: das 14h às 21h
Entrada gratuita
Confira a programação completa no site: www.mostraanimal.com.br