A postura do gafanhoto fortalece a musculatura das costas

A prática de Yoga pode parecer à primeira vista apenas uma maneira de fazer malabarismos com o corpo, mas na verdade não se trata de flexibilidade e sim de equilíbrio. Aqui, uma tênue e fina linha se coloca entre o denso e o sutil. Ao seguir o caminho do meio conseguimos nutrir uma mistura muito mais refinada.

Shalabhasana, ou postura do gafanhoto, entra nessa categoria, ao fortalecer toda a coluna e preparar o corpo para outras posturas mais avançadas. Ela trabalha e promove a circulação no abdômen e proporciona também uma agradável sensação de extensão do corpo. Existem variações da mesma postura, mantendo-nos aguçados para conhecer outras maneiras da posição, dando-nos oportunidade para ficar fortes, porém não duros em relação ao corpo.
Benefícios: fortalece os músculos das costas, aumenta a flexibilidade nos ombros e na parte alta das costas; prepara o corpo para posturas mais desafiadoras.
Contra-indicação: gravidez e espondilite (desgastes vertebrais)

A postura passo a passo
Deitado de frente com o tronco no chão, as mãos ao lado do corpo, a testa repousando suavemente no chão. Fazer algumas respirações suaves. Com uma inspiração, elevar simultaneamente as pernas e o tronco do chão. Estender completamente o corpo dos pés à ponta da cabeça, deixando a coluna fazer um arco para trás e os braços acompanhando o corpo para trás. Palmas das mãos viradas para cima e os ombros longe das orelhas. Respire suavemente, deixando seu pensamento acompanhar o movimento. Após alguns ciclos de respiração normal, voltar ao chão devagar.

Variação
Explorando a postura mais profundamente, iniciamos o movimento a partir do tronco, desenhando uma linha imaginária do abdômen até o quadril direito, joelhos e calcanhares. Mentalize sua energia até esses pontos como se fosse uma eletricidade conduzida e leve sua perna direita longe do centro do seu corpo. Sua perna deverá estar relaxada porém flexível à medida que se afasta e alonga-se na direção do pé. Procure manter nesta posição fazendo algumas respirações normais no seu ritmo e então volte à posição normal. Repita a ação algumas vezes do lado direito. Mantenha a perna alongada e reta, com a parte posterior do joelho esticada completamente. Relaxe a perna no chão e descanse sentindo o ritmo da sua respiração. Compare as duas pernas. Repita toda a ação com a perna esquerda.

Retomando a postura completa, procure elevar ao mesmo tempo as duas pernas do chão, mantenha o tronco no chão. Envie a energia do seu abdômen para toda a coluna vertebral para elevar tronco, ombros e cabeça do chão. Mantenha os ombros longe das orelhas. Quando sentir o espaço interno promovido pela postura, retorne o corpo ao solo. Descontraia todo seu corpo por completo e descanse.

Sempre lembrando que as posturas devem ser feitas com acompanhamento de um instrutor de Yoga habilitado para que você possa realizá-las com segurança, sem perigo de se machucar.

 

Namaste

 

 

Fonte: Yoga Journal

 #Saúde