A energia que circula ao longo da coluna no Corpo Astral

“Como o homem irá viver sem Mim? Qual o caminho pelo qual penetrarei em seu corpo? Pensou…e abriu no topo da cabeça uma pequena abertura, entrando através dela, e que é chamada de portão da alegria. Assim o Eu tem três moradias: as condições de despertar, sonhar e dormir profundamente.” (Upanishad I,III,12)

Funções
A rede distribuitiva prânica supre todos os plexos de prana, energia ou oxigênio. O nosso Corpo Astral, ou seja, a sutil e etérea contraparte do nosso corpo físico, é o veículo do prana; ele o absorve e o distribui aos diversos plexos.

No Corpo Astral, a energia circula pelos canais denominados Nadis. Existem inúmeros Nadis, porém são três os principais (como também já vimos na matéria Os Chakras – I):
Ida e Pingala – situam-se ao redor dos chakras, em forma aspiralada, desde o chakra muladhara até o chakra ajna, terminando nas narinas.
Pingala – Surya Nadi – narina solar, direita, positiva, quente, masculina, brilhante. Sua função é a assimilação dos alimentos; o grande nutridor.
Ida – Chandra Nadi – narina lunar, esquerda, feminina, negativa, cor pálida e refrescante.
Sushumna – o mais importante dos nadis situa-se no centro, no canal medular, nascendo no chakra muladhara (na altura da 2ª. vértebra coccígea), atravessando todo o canal, penetrando em todos os chackras, e terminando no centro, entre as sombrancelhas (chakra ajna).

Fonte: Centro de Estudos Narayana (Maria Luiza Seiffert)

Leia também a introdução desse tema em: Atributos dos Pranayamas