Tradição católica da Colômbia se evidencia em igrejas e celebrações

Sugestão da Proexport Colombia, agência de promoção do turismo do país da América Central, traça um roteiro religioso-cultural por várias regiões. Na Semana Santa, procissões, visitas a templos e festivais de música religiosa estão entre as principais atrações.

Com mais de 500 anos de tradição católica, o país oferece experiências inesquecíveis para os turistas que desejam combinar retiros espirituais com descanso nessa época do ano. Inúmeros passeios permitem descobrir um rico patrimônio arquitetônico, artístico e cultural associado à religião. Faça a sua seleção e boa viagem!.

Bogotá
A capital colombiana reúne alguns dos principais templos de peregrinação do país, entre eles, o Santuario del Señor Caído de Monserrate e a Iglesia del Divino Niño. Localizado sobre uma colina, o santuário fica 3.152 metros acima do nível do mar e é visitado todos os anos por milhões de pessoas. Já o Divino Niño é um santo de grande devoção dos colombianos, atraindo milhares de fiéis para a igreja. Em Bogotá, não deixe de visitar também: Catedral Primada de Colombia, Iglesia de San Francisco, Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen e Iglesia de la Veracruz.

Zipaquirá
Uma catedral de sal subterrânea declarada Primeira Maravilha da Colômbia. O cenário é surpreendente e convida à reflexão. A Catedral de Sal de Zipaquirá refaz a via crucis e é um dos pontos turísticos mais visitados do país. Contruído sob uma antiga mina de sal, o templo possui uma cruz talhada de 16 metros em sua nave central.

Nariño
O impresionante Santuario Nuestra Señora del Rosario de las Lajas, localizado a sete quilômetros do povoado de Ipiales, no estado de Nariño, recebe milhares de peregrinos locais e estrangeiros todos os anos. Construída sobre uma cordilheira e cercada por um abismo sobre o rio Gaitara, a igreja de estilo gótico é uma obra arquitetônica original e também conhecida como “o milagre de Deus sobre o abismo”.

Cali
Os turistas contam com uma programação completa na cidade, incluindo procissões e missas, e também programas mais profanos, como shows de salsa e da Orquestra Filarmônica do Vale. Obrigatório conferir também o Museu Religioso e Colonial, com 350 peças de arte sacra. Este ano, a cidade lança na Semana Santa a campanha “Cali, Cidade Divina – O vale te enche de graça”, uma iniciativa de promoção turística, religiosa, cultural e comercial para destacar os atrativos da região.

Popayán
As celebrações mais importantes da Semana Santa na Colômbia acontecem em Popayán, capital do estado de Cauca. Nessa época do ano, a cidade é tomada pelas atividades religiosas, incluindo as “procissões infantis”, nas quais participam crianças de 6 a 12 anos, e o Festival de Música Religiosa, que recebe grupos locais e de todo o mundo. Em setembro de 2009, as seis procissões emblemáticas da Semana Santa de Popayán foram declaradas pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Uma vez na cidade, não deixe de visitar também as charmosas igrejas de diferentes estilos, entre elas, a Catedral Basílica Nuestra Señora de la Asunción, a Igreja de San Francisco e a Igreja de San Agustín.