Começo de ano, temporada de premiações e muito falatório na indústria do cinema: é o Oscar que aconteceu no último domingo, dia 24, premiando o que os membros da Academia consideram como o melhor do cinema.

Pois bem, a história aqui é outra: vamos falar de duas obras especiais encomendadas pela Academia e que provam que, no Oscar, pode sim ter arte. A primeira delas é o cartaz oficial da premiação. Em comemoração aos 85 anos do Oscar, o artista Olly Moss criou uma imagem especial em que representa os filmes que foram premiados desde 1928, adaptando o conteúdo do filme ou uma imagem icônica do mesmo na estatueta dourada. Temos desde um hobbit de O Senhor dos Anéis, vencedor do prêmio em 2003, até o assassino de Onde os Fracos Não Têm Vez, a musa coberta de rosas de Beleza Americana e o próprio Gandhi, do filme homônimo vencedor do prêmio em 1982. A segunda leva de imagens são os cartazes especiais para os filmes indicados ao prêmio. Aqui, uma série de artistas foram contratados para desenvolverem pôsteres diferentes daqueles utilizados para a divulgação comercial.

– Para O Lado Bom da Vida, temos um trabalho mais realista de Joshua Budich;

– A Hora Mais Escura, que conta a caçada à Osama Bin Laden, ganhou um ar mais documental, cortesia do artista Godmachine;

– As Aventuras de Pi ganhou uma obra de Tom Whalen que lembra um vitral, trazendo o impactante tigre no seu centro;

– Os Miseráveis recebeu uma belíssima arte do grupo Phantom City Creative, brincando com as cores da França (azul e vermelho), lágrimas e o derramamento de sangue nos ataques às barricadas;

Django Livre ganhou uma arte bem bacana feita por Mark Englert e que remete bem ao clima de faroeste do novo filme de Quentin Tarantino;

– Indomável Sonhadora ganhou um cartaz espetacular feito pelo artista Rich Kelly e que consegue transpor em uma imagem fabulosa toda a carga emocional e fantasiosa do filme;

Argo teve uma arte mais simples feita pelo artista Anthony Pietre, mas sem dúvida alguma genial;

– Matt Owen preferiu também ficar na simplicidade e criou uma imagem belíssima para o filme Amor; 

– Jeff Boyes preferiu o realismo e patriotismo norte-americano para criar o pôster de Lincoln.