Mais que foto, menos que vídeo, fotografia inova no uso criativo do “gif”

A fotógrafa novaiorquina Jamie Beck encontrou no designer Kevin Burg mais do que sua cara-metade. Ultimamente, além do afeto, os noivos estão dividindo a fama pela criação de uma nova expressão de imagem, que batizaram de cinemagraph.

A ideia, tão simples como inovadora, é a uma fotografia que inclui movimento em detalhes selecionados. Gif? Não, dizem os criadores, alegando que a cinemagraph difere do antigo formato como conhecido até então por tratar-se de uma foto estática com um momento vivo dentro dela mesma e, no caso, o gif seria apenas o melhor meio de apresentá-la. Isso após agregar os movimentos em horas e horas de minuciosa edição.

De qualquer forma, o efeito é inusitado e nas imagens revelam-se tanto o bom olhar da fotógrafa como a técnica do designer na criação de efeitos naturais, que provocam uma sensação diferente, meio “a la Harry Potter”, inquietante, enfim.

Outras imagens podem ser conferidas no blog da fotógrafa Jamie Beck e, a julgar pela foto da pulseira da Tiffany “balançando”, em que o clique leva direto ao site da joalheria, já andam rendendo dividendos para a dupla. O efeito também foi usado no blog da modelo canadense Coco Rocha. Será que a moda pega por aqui?

#fotografia