Modelo possui sistema de freios que gera energia para equipamentos do carro

A Mazda revelou o protótipo Takeri, que será exibido oficialmente para o público no Salão de Tóquio, a partir do dia 3 de dezembro. O modelo irá inspirar a nova geração de sedãs médios da marca japonesa.

Os grandes destaques do Takeri ficam para a nova identidade do design da marca, chamada “Kodo -Soul in Motion” (alma em movimento, em inglês), e o novo sistema Skyactiv atuando nos freios para converter a energia da desaceleração em energia elétrica. A energia produzida pelo sistema Skyactiv será utilizada para abastecer os equipamentos do carro, e tem o objetivo de poupar o motor e diminuir o consumo de combustível.

A tecnologia Skyactiv está disponível em vários níveis: Skyactiv-G (motor a gasolina), Skyactiv-D (motor Diesel), Skyactive-Drive (transmissão automática), Skyactive-MT (transmissão manual), Skyactiv-Body (carroceria) e Skyactive-Chassis (chassis).

Quando apresentou o Skyactive, cerca de 1 anos atrás, a Mazda afirmou que pretende diminuir o consumo de combustível da sua frota global em 30% até 2015, em relação aos números de 2008.