Edição São Miguel do Gostoso, Galinhos, Pipa e Barra do Cunhaú

(C) Galinhos -> (D) Pipa: RN120, 250km

(D) Pipa –> (E) Barra do Cunhaú: 40km

(E) Barra do Cunhaú –> (F) Aeroporto : 80km

Nosso Nordestão é sem dúvida um dos melhores “parques de diversões” para os amantes do sol e vento.

Para os praticantes de Kitesurf e Windsurf é simplesmente o Paraíso, onde além das belíssimas paisagens, temos muito vento e sol praticamente o ano todo. Fazendo justiça aos ventos mais fortes, podemos dizer que o intervalo entre Agosto a Março é o melhor período para praticar os esportes de vela. Detalhe, fomos em pleno Julho (fugindo do frio paulista) e velejamos todos os dias (com ventos menos fortes, variando entre 12 e 22 knots).

Nesta edição decidimos fazer uma visitinha na região da capital Natal – RN. Pegamos um voo de São Paulo para Natal (Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim), onde alugamos o carro e seguimos para São Miguel do Gostoso, Galinhos, Pipa e Barra do Cunhaú.

São Miguel do Gostoso já é bem conhecido dos velejadores e considerado um dos melhores picos para velejo do mundo, devido às condições de vento e temperatura. Apontada pela revista Men’s Health uma das 10 praias do Brasil mais apropriadas para o velejo, São Miguel do Gostoso tem uma combinação de ventos fortes, praias limpas, águas mornas e boa variação de ondas. Todos os dias, dezenas de velas partem da praia Ponta do Santo Cristo com a galera que ama o vento e esquece da terra por horas, desafiando os próprios limites. Ficamos hospedados na Pousada Mi Secreto, que sem dúvida possui a melhor estrutura e localização.

A chegada em Galinhos é maravilhosa. Deixamos o carro no estacionamento público e pegamos a barca com destino à península, que também pode ser visitada de 4×4 ou buggy, diretamente pelas praias. Na época de ventos Nordeste, o velejo preferido é do lado do mar e com muita onda, bem em frente à pousada Brésil Aventure. Em nossos dias de velejo, pegamos apenas o vento Sudeste (mais fracos e inconstantes), que promovem os momentos de lazer no lado protegido, super liso e muito seguro, com vista pro mangue e na companhia das barcas que estão sempre no leva e traz. Ficamos de frente para o crime, na Pousada Amagali, que tem a melhor estrutura de Galinhos, com uma linda piscina de vista pro velejo.

O percurso de Galinhos até a Pipa é o mais longo, mas a estrada está ótima e rápida. Pipa dispensa apresentações e o velejo na Praia dos Amores é “faixa preta”, pois na saída é preciso enfrentar altas ondas e o vento rajado. Porém uma vez lá fora, basta orçar um pouco para atingir os ventos mais fortes e constantes, além de ondas perfeitas (direitas que chagaram a 2m).

Enfim chegamos a Barra do Cunhaú. A apenas 30 minutos da Pipa, pelo caminho da tradicional balsa de 1 carro, fica o pico que junta o mar ao rio proporcionando um velejo eclético para os amantes de ondas e da água mega lisa. Um lugar impar no mundo do Kitesurf, Onde é possível praticar as três modalidades em um raio de 3km, FREESTYLE, RACING e WAVE, por isso vem sendo considerada o Hawaii do Kitesurf por grandes atletas Nacionais e Internacionais. Ficamos hospedados no Blue Dream Resort, que é um daqueles lugares que nos deixa de boca aberta de tanta perfeição, tanto para os velejadores, quanto para os acompanhantes, que assistem tudo da deliciosa piscina.

Nos próximos capítulos, traremos mais detalhes sobre cada pico.