Técnicas lúdicas produzem saudáveis efeitos e sensações

Era uma vez uma árvore linda, com muitos galhos e flores, que enfeitava uma praça em frente a uma igreja. Todas as pessoas que passavam pela praça achavam a árvore maravilhosa. Um dia, na mudança de estação para o outono, a árvore começou a se sentir meio solitária e triste. O vento começou a soprar e suas folhinhas começaram a cair…

É possível dar uma aula de Yoga para crianças a partir de uma história?

Com base nos princípios da Hatha Yoga e dentro do contexto da história, todo o conteúdo é trabalhado de forma lúdica, respeitando cada criança em particular, suas diferenças e limites. A criança vê no outro um aliado e aprende a fazer o seu melhor possível.
Valores como a amizade, generosidade e socialização são trabalhados com jogos cooperativos e brincadeiras. O conteúdo das histórias repercute diretamente na formação da sua personalidade e em suas ações.
É importante que haja o simbólico dentro dos contos, pois é nessa fantasia pelo imaginário que ela irá encontrar respostas e saídas para seus problemas no cotidiano.
Como expressão do nosso mundo psicológico, os contos de fadas trazem com eles situações como medo e dificuldades, que as crianças passam a enfrentar com confiança.

Dentro de uma sequência de aula de Yoga para crianças, fazem parte:
– Aquecimentos (brincadeiras)
– Bonecos ou objetos usados como recursos para ajudar a contar a historia
– Não exigência de alinhamento ou correção das posturas
– Fazer com que a criança participe requerendo dela novas atitudes, soluções e escolhas e colocando-a no lugar do narrador para a continuação da história
– Criar espírito de colaboração e cooperação entre o grupo através de brincadeiras e jogos

Respirações (Pranayamas) – Essas técnicas têm um efeito direto sobre o cérebro e as emoções, liberando energia mental. A criança desenvolve auto-controle, capacidade de concentração e aspecto criativo de uma forma lúdica.

Mudras – Gestos com as mãos silenciam os afetados centros da mente e ajustam as secreções endócrinas.
Mantras – Estes devem ser contextualizados. Por exemplo: dizer que existem palavras mágicas ou falar sobre o significado das palavras, como Namaste (tudo de bom pra mim, tudo de bom pra você)

Mandalas – Propor desenhos com o formato redondo e um ponto central para colorir. É uma manifestação simbólica da psique humana. Ajuda a acalmar, reequilibrar, centrar e unificar.

Relaxamento – A parte final da aula, com histórias positivas, diminui os excessos de estímulos externos. Esta etapa ajuda no combate à falta de atenção e atenua a hiperatividade.

A criança sente-se, assim, estimulada a ver todas essas práticas de uma forma prazerosa e feliz. “É muito importante que acreditemos neste processo que já está presente em cada criança, em cada um de nós.” (SS)

Fonte: Yoga para crianças, Swami Satyananda
Foto: Reprodução/Efeito digital