Luminara de San Ranieri e Giostra de del Saracino ocorrem em junho e setembro

Poucas regiões na Itália mexem tanto com o imaginário popular quanto a Toscana. Seja pelos campos floridos, pelas vinhas sempre reluzindo sob o sol manso ou as obras primas renascentistas, tudo nesse lugar faz lembrar arte, estilo e beleza. Dois festivais populares, surgidos ainda na Idade Média e que sintetizam esse espírito toscano, começam a ser preparados neste meio de primavera no Hemisfério Norte.

O primeiro deles é a Luminara di San Ranieri, um espetáculo de luzes que toma conta da cidade de Pisa todos os anos no dia 16 de junho, em homenagem ao padroeiro da cidade famosa por sua torre. Exatamente ao cair da noite deste dia, mais de 70 mil velas são acesas nas janelas e portas de todas as casas e prédios construídos nas margens do Rio Arno. Ao mesmo tempo, toda a iluminação pública é desligada. A arquitetura medieval, iluminada apenas pelas luzes das velas, cria um cenário deslumbrante, único no mundo.

Único também é o festival de Giostra del Saracino, em que são encenados jogos e exercícios militares medievais. O evento ocorre duas vezes por ano, no último sábado de junho e no primeiro domingo de setembro, atraindo milhares de pessoas para este que é um dos maiores eventos medievais do mundo.

Para completar a magia de uma verdadeira experiência na Toscana é preciso decidir onde se hospedar. Entre Pisa e Arezzo, no coração desta região tão especial, fica o hotel Latticastelli. Instalado em uma fortaleza construída no ano de 1200, ele conta com uma vinícola própria e consegue aliar tradição tecnologia e, claro, muito conforto. Além disso há a possibilidade de conhecer a “Taverna Toscana”, um restaurante localizado nas antigas cavernas do hotel, onde é possível provar a gastronomia local e os belos vinhos da região de Chianti. Situado em um ponto estratégico da Toscana, essa pequena joia pode servir de base para todos os passeios pela região.

Mais informações podem ser obtidas no site www.laticastelli.com