Veja como renovar um ambiente sem grandes mudanças, por meio da técnica de design de superfícies

O design de superfícies, técnica ainda recente no Brasil, quando aplicado em qualquer tipo de piso ou parede consegue renovar e modernizar o ambiente sem realizar grandes mudanças na decoração. Quando o assunto é design tridimensional, a cor e as características empregadas na parede ganham aspecto único e moderno, já que o projeto é concebido de acordo com o perfil e necessidades do usuário.

Na prática, idealizar espaços alterando apenas a parede, além de reduzir o custo origina experiências diferentes e confere uma sensação de novo. Há pouco mais de 10 anos a técnica do design de superfícies começou a ser empregada no País pela designer Renata Rubim, também referência em consultoria de cores.

A designer percorre toda a América Latina palestrando sobre o assunto. O próximo curso é o Workshop Design de Superfícies – Apresentação de Projeto de Superfícies. Promovido pela Siq Marketing, o evento, que acontece nos dias 23 e 24 de março, é voltado para designers, arquitetos, artistas plásticos, decoradores e estudantes, com a intenção de auxiliar na demonstração de como preparar (montar) e apresentar um portfólio de design de superfícies qualificado e competitivo para oferecer as empresas do segmento.

“Já se foi o tempo em que as paredes estavam restritas ao neutro. Com a ampliação do mercado as mudanças foram radicais. Atualmente podemos conferir diversas novidades, que vão desde pinturas acetinadas, colagens, adesivos, e revestimento às criações em alto relevo” comenta Renata, que será premiada em fevereiro pelo iF Product Design Awards 2012, considerado um dos selos mais reconhecidos do mundo do design.

A linha Catavento, um dos projetos que recebeu o prêmio,  foi criada em revestimento de gesso com aspecto tridimensional, proporcionando ao espaço estático efeitos de movimento. Esse tipo de trabalho pode ser utilizado tanto em locais internos como externos e garantem modernidade ao ambiente.