Sucesso no primeiro concerto online transmitido ao vivo

Com cerca de 23 mil acessos online, o primeiro concerto da Osesp transmitido ao vivo pela internet foi um sucesso. No último sábado, 27 de agosto, a quantidade de pessoas que assistiu a apresentação da orquestra aumentou em torno de dezesseis vezes em relação ao público que normalmente ocuparia a Sala São Paulo, com capacidade de 1400 lugares aproximadamente, num dia da temporada.

A transmissão teve um pico de audiência às 17h30, com 2037 pessoas conectadas assistindo o concerto simultaneamente no mundo todo. Dos 34 países que entraram no hotsite da Osesp, o campeão em número de visitantes foi o Brasil, com cerca de 96% dos acessos, sendo o restante dividido entre outros locais, como Estados Unidos, o segundo em quantidade de acessos, Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Chile, Israel, Nova Zelândia e até Macau e Qatar.

Nas mídias sociais, a repercussão pode ser sentida no Twitter e Facebook, com mensagens do Japão, Dinamarca, Rússia e Bulgária, entre outros países.

O programa regido por Marin Alsop, titular da Osesp a partir de 2012, poderá ser visto ainda por um período de trinta dias (até o fim de setembro/11) pelo site www.concertodigital/osesp.art.br.

Vale a pena rever o Concerto para Violino em Ré Maior, Op.35, de E.W. Korngold, com participação do violinista francês Renaud Capuçon, e a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, Op.100, de Sergei Prokofiev, que inaugura as gravações da Osesp pelo Selo Naxos, com o ciclo completo das sinfonias do compositor russo.

Primeira orquestra brasileira a realizar um concerto digital, a Osesp, em parceria como o Governo do Estado e o Itaú Personnalité, reforça seu objetivo de aproximar a música clássica de um público cada vez maior.