O mês de Março é marcado no mercado cultural pelas estreias dos musicais que ficarão em cartaz no primeiro semestre do ano.

Vou contar rapidamente a minha primeira e inesquecível experiência produzindo um musical.

Em 2007, Duncan Sheik e Steven Sater criaram um musical baseado no texto de 1891 do Alemão Frank Wedekind, um clássico que muitas vezes foi encenado no teatro, mas nunca fora usado para musicais. O musical era demais! Com letras fortes e um punk Rock dando uma energia ótima na peça. O musical bombou na Broadway, foi indicada ao prêmio Tony, também conhecido como o “Oscar da Broadway”, e venceu oito prêmios: Melhor Musical, Melhor Direção de Musical (Michael Mayer), Ator Coadjuvante em Musical (John Gallagher Jr.), Melhor Livro para um Musical, Coreografia, Orquestrações, Partitura e Iluminação.

Em 2009 a Divina Comédia, empresa a qual trabalho hoje, produziu a versão brasileira desse musical. Nós chamamos a dupla Charles Moeller e Claudio Botelho que fizeram um trabalho primoroso com um elenco maravilhoso de 21 jovens e 2 adultos.

Eu fui umas centenas de vezes na peça e cada dia aprendia mais sobre os bastidores, aquecimento de vozes, coxias, entradas e saídas de cena e a logística que envolve essas produções… fiquei fascinado!

Desde então passei a acompanhar muito mais esse gênero que cresce ano após ano no Brasil, mas que tem uma dificuldade enorme de encontrar teatros com capacidade técnica para recebê-los.

Como podem imaginar, daria pra fazer um artigo com cada parágrafo desses, mas o que eu gostaria aqui é convida-los para irem ao teatro, e para aqueles que não conhecem musicais, irem assistir , pois tenho certeza que irão gostar!

Então, vamos as peças que estreiam em São Paulo esse mês:

Direção da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho estreou no início do mês no teatro Alfa.

Vale muito a pena, tanto pelo teatro como pela peça em si. Acredito muito no trabalho deles, então mesmo não tendo visto indico como um ótimo programa.

Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, região Sul, São Paulo, SP.

Tel.: (011) 5693-4000 e 0300-789-3377

site: www.teatroalfa.com.br

No teatro Bradesco, tem direção de Miguel Falabela, que eu pessoalmente não gosto dos trabalhos anteriores (para mim tudo tem cara de “Sai de Baixo” com ele). Mas além de ser um clássico da Broadway, conta com o talento da espetacular Marília Pêra. A equipe técnica também é muito boa, então deve ser bom.

Teatro Bradesco: 
Shopping Bourbon – 
Rua Turiassu, 2100 – 3º Piso – Perdizes

De 2 de março a 2 de junho
 – De quinta a domingo – 
Classificação livre – 
Ingressos: de R$ 20 a R$ 200

site: alodolly.miguelfalabella.com

Esse vale muito a pena pela grandeza, quem gosta, quem não gosta, tem que ver!

Várias pessoas que manjam muito do assunto disseram que foi o melhor musical que já viram, espero que estejam certos.

End.: Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 411  Bela Vista, São Paulo – SP, 01317-000

tel.: (011) 2846-6060

site: www.oreileaoomusical.com.br

Fotos: reprodução