Hidratação é a dica mais importante na divertida arte de degustar

degustação de vinhosDegustar vinhos não é a mesma coisa que estar entre amigos conversando com uma taça na mão, a grande diferença nessas duas situações é que na primeira o fator principal é prestar atenção no vinho, mas nada impede de termos diversão em uma degustação.

Aqui vão alguns passos para a degustação de vinhos:

1- Estude os vinhos antes: é sempre bom saber algumas informações sobre a origem, uvas, história do vinho.

2- Cor do vinho: coloque a taça atrás de um fundo branco e sempre na altura dos olhos. Dentro da taça, incline o copo

3- Balance a taça para liberar os aromas e “cheire” o vinho, de olho fechado você presta mais atenção, são inúmeros os aromas que um vinho pode ter, faça isso várias vezes antes de tomá-lo.

4- Brinde com os outros degustadores: uma das partes mais importantes de uma degustação!

5- Coloque-o na boca, mas não engula, deixe o líquido passear pela boca por um tempo, não precisa bochechar, mas faça movimentos para que o vinho passeie por todos os cantos da boca, assim você obterá o máximo de sabor! Após isso, engula ou cuspa – em uma degustação engolir ou cuspir não influi nas características que devem ser observadas no vinho, apenas no seu nível alcoólico e de sobriedade.

6- Entre um vinho e outro pão e água para tirar o gosto do vinho anterior e para se hidratar. Muitas vezes as degustações acontecem em almoços ou jantares com pratos harmonizados, se esse for o caso pode deixar o pão de lado, mas a água NUNCA!

7 – Após ter degustado todos os vinhos repita todos os passos novamente com todos os vinhos (dando um golinho pequeno se não for cuspir), com isso, além de comparar os vinhos, ver qual gostou mais perceberá que alguns mudam de cor, aroma e gosto com o passar de minutos!

8- Anote, tire foto, escreva suas observações dê nota ao vinho.

9 – Compartilhe suas opiniões em relação aos vinhos com as outras pessoas e lembre-se ninguém tem o mesmo gosto.

 

 

www.expand.com.br

Fonte: http://www.sil-vinhas.com/2012/11/degustar-vinhos-e-nao-e-mesma-coisa-que.html