1930 Mercedes-Benz Count Trossi SSK

Carro, o ícone masculino por excelência, torna-se um dos sonhos de consumo mais aclamados e desejados por milhões de pessoas. Para isso, pegamos carona com outro símbolo, este da excelência do design e da elegância: Ralph Lauren, o estilista cujo culto à qualidade se manifesta não apenas na grife Polo, marca que criou em 1968, mas em todos os elementos de um modo de vida baseado em conforto e estética.

Dentro desse universo tem lugar muito especial o automóvel, como objeto que simboliza desde a paixão de todo menino pela máquina até a síntese artística de forma, função, tecnologia e performance que atrai tantos adultos. Foi essa atração que levou o designer a colecionar carros clássicos de cada década do século passado, de valor (financeiro, histórico e afetivo) inestimável.

Em vez de quantidade, Ralph Lauren investe na qualidade e na raridade das máquinas que adquire e restaura. Para selecioná-las, usa o infalível  feeling para o que é bom, bonito e sofisticado, o que nem sempre se traduz pelo mais caro ou reconhecido. Formada por exemplares de corrida e esportivos de marcas européias consagradas, a coleção é baseada na “beleza funcional”, em que cada detalhe de linhas, curvas ou acessórios têm um propósito definido e orientado para o desempenho do automóvel, além de contribuir para enriquecer o desenho, o conforto, o prazer de dirigir.

1954 Ferrari 375 Plus

E mais, para Lauren, são ainda uma fonte de inspiração. A partir da forma de uma carroceria ou do acabamento de um cockpit já surgiram designs de roupas, lençóis, móveis e acessórios. Assim aconteceu com o jogo de malas de viagem inspirado por um Porsche negro e com a cadeira de fibra de carbono influenciada pela tecnologia avançada presente no McLaren F1.

Foi esse o parâmetro usado para a primeira aquisição, um Morgan, em 1963, e que perdura mais de 50 carros depois, incluindo Porsches, Ferraris, Jaguars, Mercedes, Bugattis, Alfa Romeos, vários deles artesanais e únicos. E todos mantidos em perfeitas condições de uso, prontos para atender o desejo do dono, sempre que este aciona o curador da coleção, Mark Reinwald, e solicita um dos exemplares para rodar pela vizinhança de milionários e famosos do subúrbio de Bedford, Nova Iorque, nos finais de semana.

Em 2005, estacionados nos salões do Museu de Belas Artes de Boston, os carros de Lauren brilharam na exposição Speed, Style and Beauty, a primeira que a instituição dedicou a essa expressão do desenho industrial e um sucesso que inspirou livros e documentário do Discovery para a TV. Vindo a público, a coleção é prova viva do fascínio que esses objetos de transporte elevados ao estado da arte exercem sobre todo tipo de audiência, não apenas a masculina. (IS)

1996 McLaren F1

1938 Bugatti Type 57SC Atlantic Coupé

1960 Ferrari 250GT SWB Berlinetta Scaglietti

1937 Bugatti Type 57SC Ganloff Drop Head Coupé

1955 Porsche 550 Spyder

1954 Morgan Plus Four

1958 Ferrari 250 Testa Rossa

1955 Mercedes-Benz 300SL Gullwing Coupé

Parte da coleção, iniciada em 1963

Fotos (exceto Gullwing e Coleção): Michael Furman, reproduzidas do livro Speed, Style and Beauty: Cars From The Ralph Lauren Collection – MFA Publications – USA