Conheça algumas ações diferenciadas criadas pela MINI no Brasil e no mundo

O que a MINI tem e as outras montadoras não têm? A marca inglesa criada por Alec Issigonis em 8 de maio de 1959, só chegou ao Brasil nas vésperas do seu aniversário de 50 anos, em abril de 2009. Mesmo com pouco tempo no País, a MINI trouxe consigo um conceito diferenciado para o setor automobilístico, sendo muito mais do que apenas uma fabricante de carros.

No Brasil e no mundo, os compactos da BMW possuem um estilo que os permitem estar presentes em diversos eventos distintos ligados a arte, ao cinema, a esportes, a música, a moda, a ações beneficentes, entre outros.

Desta maneira, o PPOW listou algumas ações realizadas pela MINI.

Confira!

Em meio às comemorações dos 50 anos da marca, um projeto bem chamativo realizado no ano passado foi o Wash Me (Lave-me), desenvolvido pela MINI Suíça, que transformou o compacto em matéria-prima de obras de arte (confira imagens acima). Foram escolhidos dez artistas plásticos para pintarem dez modelos, que juntos fizeram parte de uma publicação especial. Mais detalhes podem ser acessados no site www.washme.ch.

Ainda no contexto das artes, a MINI Brasil propôs a quatro artistas experimentos divertidos em um formato de happy hour cultural, o MINI Art Nights. Mauricio Eça, Eduardo Kobra, Graziela Pinto e Gustavo Rosa tiveram o desafio de receber em seus ateliês convidados da marca a fim de proporcionar um momento único, mesclando experimentações através da pintura, vídeo e grafite.

Depois de realizar as quatro edições do MINI Art Nights com os artistas, um evento de encerramento expôs e disponibilizou a venda 22 obras de arte produzidas coletivamente entre telas, esculturas e até as geladeiras retrô da MINI customizadas pelos artistas. Os três carros produzidos pelos artistas também foram expostos e toda a verba arrecadada foi revertida para a ONG Vida Jovem (www.vidajovem.org).

Um projeto muito interessante criado para a MINI pela Agência ACCESS é o Cinema MINI Drive In. Não há informações se o projeto foi colocado em prática, mas a ideia consiste em um amplo espaço com vagas delimitadas, no mesmo estilo utilizado pelas concessionárias MINI, para estacionar os carros e poder assistir ao filme escolhido em um telão envolvido com a logomarca da montadora.

No Brasil, a MINI apóia o Cine Fashion Day, evento idealizado por Ana Cury que integra moda, comportamento e arte dentro de salas de cinema.

O guitarrista dos Beatles George Harrison, nos tempos áureos da banda na década de 60, possuía um MINI decorado com pintura especial. Em sua homenagem, foi criada uma série especial George Harrison, baseada em um Cooper S, cujo dinheiro arrecadado com as vendas foi revertido para a fundação “Material World”, instituição de caridade fundada por Harrison e presidida por sua esposa Olivia.

Mesmo sem o status dos Beatles, a cantora pop norte-americana, Katy Parry foi a inspiração para a criação de um MINI bastante inusitado. O modelo, um MINI Cabrio, foi desenvolvido pela dupla de estilistas Philipp e David Blond, conhecidos como “The Blonds”, que com o jeito atrevido da cantora apostaram em uma pintura cor-de-rosa sobre o desenho que remete à pele de leopardo. O dinheiro arrecadado com a venda foi doado para a Life Ball (www.lifeball.org).

Outra personalidade que assinou uma customização do MINI Cooper recentemente foi o cantor e compositor britânico Paul Weller. O músico projetou uma versão cor-de-rosa com listras em marrom e uma linha prata, baseada na camisa desenhada por ele há alguns anos para a marca Ben Sherman. O dinheiro arrecadado pelo leilão foi doado para as instituições War Child e Nordoff Robbins.

No universo da moda, a MINI disponibilizou, também para ajudar o Life Ball (www.lifeball.org), três modelos diferentes para serem customizados por três renomadas marcas do mundo fashion: Calvin Klein, Diane Von Furstenberg e Kenneth Cole.

O primeiro é um Countryman preto desenvolvido pelo diretor da Calvin Klein Francisco Costa. O segundo é um MINI Hatch desenhado por Diane Von Furstenberg, estilista belga naturalizada norte-americana, considerada uma das mais importantes criadoras de moda dos anos 70. O último, um MINI Cabrio, foi criado pelo estilista americano Kenneth Cole.

Em 2010, outro destaque que chegou ao Brasil foi a MINI Challenge Cup. Destaque em diversos países, como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, a competição é disputada com o MINI John Cooper Works e as provas seguem o calendário da Stock Car, com as disputas em duas baterias previstas aos sábados.

Antes de estrear no Campeonato Mundial de Rali (WRC) com uma equipe oficial da fábrica, o Mini Countryman vai encarar a 33ª edição do Rali Dakar, que acontece entre 01 e 16 de janeiro de 2011 na Argentina e Chile. O modelo será utilizado pela equipe The Monster Energy X-raid e traz uma série de modificações para participar da prova. Seu nome dado pelo time foi MINI ALL4.

No clima da Copa do Mundo da África do Sul, também foram desenvolvidos versões especiais de MINIs. Em um Countryman, a marca colocou no teto um dos acessórios típicos do país sede da competição, o Makarapa, que é um capacete de segurança remodelado e customizado de acordo com o gosto de seu dono.

Durante os jogos do Brasil na Copa, a marca Los Dos Football Culture deixava em exposição o “MINI Cooper África 2010”. Customizado por estampas de animais africanos, que formam uma camuflagem colorida e inusitada, além de ter o teto que unifica as bandeiras do Brasil e África do Sul.