Concerto com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdame e documentário sobre o pianista integram o programa Clássicos da TV Cultura 

O programa Clássicos, que vai ao ar no sábado (17/3), apresenta a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdam, num concerto gravado em 2009, sob a regência do maestro holandês Bernard Haitink. Às 16h, na TV Cultura.

Fundado no final do século XIX, o conjunto foi considerado em 2008 a melhor orquestra do mundo, pela revista Gramophone. Bernard Haitink tem uma longa relação com a orquestra: ele regeu o grupo pela primeira vez em 1956, e por quase trinta anos, foi seu maestro titular.

A primeira parte do concerto traz algumas canções do ciclo “A trompa mágica do menino”, de Gustav Mahler, que trabalhou ativamente com a Orquestra do Concertgebouw. A solista é a jovem mezzo-soprano holandesa Christianne Stotijn. Na segunda parte do programa, a orquestra interpreta a Sinfonia nº 6, também conhecida com “Pastoral”, de Ludwig van Beethoven. Escrita em 1808, ela é considerada a primeira música programática, isto é, um tipo de música que tem por objetivo evocar ideias ou imagens extra-musicais ao ouvinte. Geralmente isto era feito por meio de títulos ou mesmo de um texto que acompanhava a obra, tendência, aliás, comum no romantismo.

No domingo (18), também às 16h, o programa exibe o documentário Paul Wittgenstein: o homem que não desistiu, sobre a vida do célebre pianista, produzido em 2009.

O século XX deixou um número considerável de grandes pianistas e Paul Wittgenstein foi um desses músicos. Sua fama decorreu de uma característica bem específica: ele tocava apenas com uma das mãos. Paul iniciou sua carreira em 1913, interrompeu-a no ano seguinte para lutar a Primeira Guerra Mundial. Num combate, perdeu o braço direito; mas ao invés de desistir de tocar piano, foi um virtuose de seu instrumento, tocando somente com a mão esquerda. Diante da falta de repertório para suas condições, ele começou a encomendar concertos para diversos compositores e assim nasceu, entre outros, o famoso Concerto para mão esquerda, de Maurice Ravel.

Este documentário relata essa fascinante história de superação, com depoimentos de ex-alunos, musicólogos e familiares.

 

:: Serviço ::

Clássicos

17/3 – sábado – 16h: Concerto – Orquestra do Concertgebouw de Amsterdam interpreta Mahler e Beethoven

18/3 – domingo – 16h: Documentário – Paul Wittgenstein: o homem que não desistiu