Elemento decorativo chegou ao Brasil no início do século XX

De origem bizantina, o ladrilho hidráulico foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824.

Chegou ao Brasil no início do século XX e era usado para decorar mansões da nobreza como pisos e revestimentos variados.

É um produto que resistiu ao tempo e vem sendo usado por muitos arquitetos, decoradores e paisagistas por seu  valor estético e de alta durabilidade.

Resgatado pela sua tendência retrô, passou a ser um importante elemento decorativo tanto para áreas internas como externas.

São fabricados com tintas que são despejadas no molde que depois é deformado. Na sequência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas seguidas de imersão em água.

Seu material é resistente a impacto e desgaste. Porém, é preciso proteger a superfície com um impermeabilizante. A boa adequação ao projeto é fundamental: utilizam-se ladrilhos em terraços, hall, galerias, cozinhas, banheiros, salas de jantar e livings.

Sua instalação necessita ser executada por mão-de-obra especializada.

A manutenção do dia a dia é simples, pode-se usar sabão neutro e água ou passar um pano úmido seguido de cera líquida incolor para dar brilho e preservar a resina.

Embora seja frequentemente aplicado em pisos, pode também ser utilizado em paredes, murais, tampos de mesa, barras decorativas, entre outros locais.   No paisagismo está sendo muito usado em jardins externos e internos, em acabamentos nos pisos e em painéis verticais com plantas pendentes.

Inove sua casa e seu jardim usando ladrilhos hidráulicos para deixá-la bem mais bonita!!!

Semana que vem abordaremos o tema Plantas tropicais, até lá.

Clique nas imagens para ampliá-las!